Na abertura da Micareta de Feira 2025, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que a festa “deve ser um espaço de respeito”. A declaração foi dada durante a cerimônia de abertura oficial do evento realizada no circuito Maneca Ferreira, com a entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo, Rainha e Princesas da folia.
Ao lado do prefeito José Ronaldo (União Brasil), do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), e de secretários estaduais, Jerônimo ressaltou que a prioridade é garantir segurança, saúde e geração de renda.
“O nosso objetivo é divertir as pessoas, gerar renda, lotar hotéis e pousadas e promover um ótimo atendimento à saúde, além de garantir a segurança e tranquilidade de todos. Estou muito feliz em estar aqui e quero pedir a todos os foliões o respeito aos ambulantes, à guarda municipal, aos policiais que estão trabalhando, respeito a cada artista, aos catadores que estão aí nas ruas buscando sua renda no bolso”, afirmou o governador.
Com o tema “Arte, Axé e Alegria”, a Micareta de Feira, considerada o maior carnaval fora de época do país, tem investimento de R$ 26 milhões por parte do governo estadual. A festa segue até domingo (4), com um arrastão previsto para segunda-feira (5), comandado por Thiago Aquino e Timbalada. O homenageado deste ano é o artista plástico Juraci Dórea, símbolo da cultura local.
Durante a abertura, Jerônimo visitou os postos de serviços instalados no circuito, entre eles os de saúde e direitos humanos. A Secretaria da Saúde (Sesab) montou uma estrutura com testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos. A ação soma investimento de R\$ 2 milhões. Também foi instalado um Plantão Integrado de Direitos Humanos, com mais de 80 profissionais de 20 instituições públicas para atendimento a públicos vulneráveis.
Na segurança, a festa conta com efetivo ampliado, atuação integrada das polícias e ações específicas voltadas à proteção das mulheres, como a Ronda Maria da Penha e a Tenda Lilás.
A Secretaria de Cultura promove o desfile de 14 entidades de matriz africana por meio do programa Ouro Negro. “A Micareta de Feira é mais do que um evento festivo. É uma expressão da identidade cultural do povo baiano”, afirmou o secretário Bruno Monteiro.
Já o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a movimentação econômica da festa, que deve atrair cerca de 2 milhões de pessoas aos circuitos Maneca Ferreira, Quilombola e Charles Albert. “Estamos com nossas equipes de pesquisa para mensurar o impacto da festa na economia da cidade e na geração de emprego e renda”, afirmou.
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF
Duplicação Prefeito Zé Ronaldo detalha obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires
Grilagem Corregedoria afasta titular de cartório em Feira por suspeita de grilagem 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



