Quem já está curtindo a Micareta 2025 pode realizar testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites virais no posto de testagem que foi montado na rua Ari Barroso, ao lado da Concessionária BYD, das 14h às 3h.
Para realizar o teste, basta apresentar o documento com foto e realizar um rápido cadastro. Feito isso, a pessoa é encaminhada para a Estação de Coleta/Testagem onde é realizada a coleta de uma gotinha de sangue.
Independentemente do resultado, que fica pronto em cerca de 30 minutos, o folião é direcionado para a Estação de Aconselhamento onde recebe orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, uso dos métodos contraceptivos e vacinas.
No posto de testagem atuam equipes de profissionais capacitadas para acolher e orientar aqueles que, porventura, receberem um diagnóstico positivo. Esse serviço está sendo ofertando em parceria com a Sesab.
“Unificamos os serviços para otimizar os esforços e eficientizar o gasto público”, disse o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Matos pontuando essa “importante parceria”. O gestor municipal informa ainda que caso a pessoa receba o diagnóstico positivo já será encaminhada para tratamento. “Com isso conseguimos também romper a cadeia de transmissão”, diz.
A coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, destaca que está sendo aguardada uma média de 200 pessoas por dia. Cada uma delas é submetida a quatro testes, o que deve resultar em 800 testes diariamente.
“Temos médicos, psicólogos, enfermeiros e assistente social. É uma equipe multiprofissional para acolher o folião da festa”, diz. Durante a festa também está tendo distribuição de preservativos.
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas



