Major João Marcelo Cajado Santos, comandante da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar em Cruz das Almas, falou que está há um ano a frente da unidade com a gestão de sete municípios: Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Sapeaçu, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira e Castro Alves. “Temos reduzido os índices realizando um trabalho contundente contra a criminalidade e de proximidades com a sociedade organizada e autoridades constituídas”.
Segundo o major, a redução foi de 11% de homicídios na região nesse primeiro trimestre de 2025. “Trabalhamos com transparência, com a valorização profissional e policiamento. Criamos a Operação Cavalo de Aço com a implementação do motopatrulhamento, modalidade de policiamento que não pode ficar de fora da Segurança Pública porque é dinâmico, ágil e eficaz. Isso trouxe vantagens e o policiamento surtiu efeito trazendo elogios ao nosso trabalho”.
Em Muritiba, em 2024, no primeiro trimestre, houveram cinco homicídios. Em 2025, no mesmo período, esse número zerou. “Estamos com um fato de 100% de redução de homicídios na região de Muritiba”. Em Governador Mangabeira, foi feito um trabalho intenso e os resultados do policiamento da zona urbana e principalmente na zona rural. “Temos a ronda rural que tem surtido efeito para os dados positivos. Temos uma parceria com a Prefeitura para essa ronda que tem sido elogiada pela população”.
O comandante disse que o efetivo pelo qual é responsável atende as suas necessidades. “Incrementamos o nosso policiamento com as operações extras que temos”. O som alto tem sido uma reclamação constante. “Entendemos o movimento dos paredões e costumamos abraçar aos organizadores que trabalham de forma correta. Procuramos manter a ordem do sossego, do respeito ao cidadão. Se não tem organização, não passa pelo crivo da Prefeitura e pelo nosso, combatemos veementemente as ações de paredões e ter surtido efeito com resultados”.
Como Cruz das Almas é uma cidade maior, ele dá um pouco mais de atenção, mas não deixa as outras de mão. “Em todas as cidades há policiamento diário com viaturas duas e quatro rodas e temos resultado”. As ocorrências mais corriqueiras são furtos, roubos, tráfico de drogas. “São os crimes hoje na Segurança Pública que demandam mais atenção, mas sempre trabalhando com policiamento preventivo para que outros tipos de crimes não aconteçam”, finaliza.
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Tempo nublado