Uma significativa reestruturação nos quadros da Polícia Civil da Bahia foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (2), com diversas exonerações e nomeações em cargos de direção, coordenação e assessoramento dentro da instituição. As mudanças abrangem diversas diretorias da Polícia Civil, incluindo a Corregedoria e a Academia de Polícia. Além disso, foram feitas mudanças também no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A Polícia Civil também viu diversas alterações em suas diretorias. A delegada Patrícia Barreto Oliveira deixou a Diretoria do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis, mas assume agora a Corregedoria da Polícia Civil. Quem assume o Departamento de Proteção à Mulher é a delegada Juliana Fontes Barbosa.
Na Diretoria do Departamento de Inteligência Policial, o delegado Ivo Carvalho Tourinho foi exonerado, mas retorna à cúpula da Polícia Civil como Chefe de Gabinete da Delegada Geral. Para a Diretoria de Inteligência Policial, foi nomeado o delegado Alexandre Takeshi Narita, que deixou a Coordenadoria Técnica do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado.
O Departamento de Polícia Metropolitana terá como novo diretor o delegado Moisés Nunes Damasceno, que anteriormente coordenava a 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Teixeira de Freitas. A delegada Lígia Nunes de Sá, que estava à frente da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Juazeiro, assume a Diretoria do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, sucedendo Andrea Barbosa Ribeiro Magalhães Ribeiro.
O delegado Fabio Daniel Lordello Vasconcelos deixa a Coordenadoria Técnica do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro para assumir a diretoria deste mesmo departamento. Já o delegado Ernandes Reis Santos Júnior, que coordenava a 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Irecê, agora é o novo diretor do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico.
A Academia da Polícia Civil terá como novo diretor o delegado Jackson Carvalho da Silva, que foi exonerado da Coordenadoria I da Corregedoria Geral. A delegada Elaine Nogueira da Silva assume a Diretoria do Departamento de Polícia do Interior, no lugar de Rogéria da Silva Araújo.
A Coordenação de Polícia Interestadual terá como diretor o delegado José Marcelo Marques Novo, substituindo Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho. O Departamento de Infraestrutura e Logística terá à frente a escrivã de polícia Terlindalva Reis Nunes Silva, sucedendo Laura Maria Cerqueira Lima Moura. O Departamento de Gestão Tecnológica, Telecomunicações e Inovação passa a ser dirigido pelo investigador de polícia Valter Souza Barbosa, no lugar de Leandro Sady Rodrigues.
Assessoria de Comunicação e Coordenações
Na Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, Antonio Jorge Ferreira dos Santos Silva assume como Assessor de Comunicação Social, substituindo Daiane Lima da Silva.
Houve também mudanças em coordenações do Departamento de Polícia do Interior. O delegado Paulo Jason de Melo Falcão, que deixa a 25ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Euclides da Cunha, assume a Coordenadoria I do Departamento de Polícia do Interior. A Coordenadoria I de Fiscalização de Produtos Controlados passa a ser ocupada pelo delegado Arthur José Pedreira Gallas e Souza, que deixa a Diretoria do Departamento de Polícia Metropolitana.
Departamento de Polícia Técnica (DPT) Passa por Reformulação
No âmbito do Departamento de Polícia Técnica, houve uma dança de cadeiras em importantes diretorias. O perito criminal Rogério Serafim Vieira de Souza foi exonerado da Diretoria do Interior, mas logo em seguida nomeado para a Coordenadoria Regional da mesma diretoria. Quem assume a Diretoria do Interior é o também perito criminal Vanderclei Carvalho Moreira, que anteriormente ocupava a Coordenadoria II. Renato Lacerda Silva Júnior e Ana Maria Jones Neves também foram exonerados de suas coordenações na Diretoria do Interior. Para a Coordenadoria II da Diretoria do Interior, foi nomeado o perito criminal João Luis Damião Caldoncelli. No Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, a perita médica legista Andrea Leite Mascarenhas dos Santos assume a Coordenadoria II, sucedendo Mário César Lopes Pontes Câmara, que foi exonerado a pedido.
Na Superintendência de Telecomunicações, o perito criminal Paulo Roberto Maltez de Oliveira Filho deixa a Coordenadoria Técnica para dar lugar a Wagner José Guerreiro Nascimento, mas é novamente nomeado, desta vez para o cargo de Chefe de Gabinete do Departamento de Polícia Técnica.
Novo Assistente Militar na SSP
Além das mudanças na Polícia Civil, o Coronel Alexandre Motta Lima foi nomeado para o cargo de Assistente Militar do Gabinete do Secretário da Secretaria da Segurança Pública.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado