Danilo Santos, secretário de Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Teodoro Sampaio, falou sobre um cadastramento cultural que está acontecendo no município. Segundo o secretário, esse cadastramento se encerrou na última sexta-feira (14). “Fizemos esse cadastramento para fazer um mapeamento cultural como também nós vamos iniciar agora o cadastramento esportivo. Nós somos um dos primeiros municípios que vai iniciar um cadastramento esportivo. Precisamos ter esse termômetro até porque vamos criar o sistema de esporte, já temos um sistema de cultura e estão chegando recursos como Lei Paulo Gustavo e ainda um repasse fundo a fundo que pode acontecer, falta só o presidente Lula assinar para liberá-lo. Estamos correndo atrás de tudo”, diz.
O secretário diz ainda que a cultura da cidade pulsa nas veias dos munícipes do seu acordar ao dormir. “Nós temos um samba de roda bem proativo, que é referência e já foi para a China. Nós temos também os grupos musicais, como o Banda In Off, Isa Sampaio, Sese Flores, como também temos o Bumba Meu Boi de Lustosa, que foi a abertura de novela da Rede Globo. Então nós temos uma cultura bem que pulsa nas nossas vias. Teodoro Sampaio é um celeiro cultural”.
O grupo de samba de roda foi para a China em um projeto do Governo Federal. “Eles tiveram todos os seus custeios pagos e representou o município, a Bahia e o Brasil dentro da China. Hoje nossa Secretaria trabalha para resgatar a nossa cultura. Nós temos um milagre de Santo Antônio que vinha muitas caravanas para poder exercer aqui a sua religião. Nós temos um cruzeiro que a classe evangélica usa como monte. Queremos reviver esse ponto turístico religioso, como também estar trazendo de volta a nossa Micareta nosso. Concluímos o calendário cultural do município e dentro dele temos dois eventos que nós precisamos reviver, tanto o micareta quanto a lavagem”.
A Micareta deixou de existir porque foi perdendo força e as pessoas não entendiam a importância da festa. “Depois de Feira de Santana, era a nossa Micareta a mais importante. Ela acontecia em maio nós vamos voltar em outubro, no aniversário da cidade. Vamos criar um circuito, que não será no centro, onde possa todo mundo brincar”.
Já em relação ao esporte, haverá o primeiro torneio organizado pela prefeitura na comunidade rural de Canabrava no próximo domingo. “Nós também vamos fazer um campeonato municipal e a marca da gestão do governo João Paulo vai ser a copa rural. Nela, nós vamos oportunizar aqueles trabalhadores rurais que não tem tempo de praticar o lazer e o esporte e, de quebra, vamos movimentar o município aos domingos”, finaliza.
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas