Aos 19 dias de vida, Elisa foi uma das pacientes atendidas no mutirão na área de oftalmologia, realizado neste sábado, 1º de março. Foi levada pela mãe, Jaqueline Joze, para fazer o importante Exame do Olhinho, no IBO (Instituto Baiano de Oftalmologia), parceiro na iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana e ligado à Santa Casa de Misericórdia.
“O exame foi marcado pelo Hospital da Mulher, e tudo foi muito rápido, tanto no prazo para a sua realização como aqui, na clínica”, elogiou a dona de casa, que esperou pouco mais de 30 minutos para ser atendida. O exame ajuda a detectar se existe algum problema na visão do bebê e a direcionar o tratamento adequado, caso positivo.
Tatiana Carvalho disse que chegou cedo e que também foi atendida rapidamente na sua consulta. “É uma iniciativa muito boa da Prefeitura, em oferecer estas consultas e exames. Os próximos passos”, afirmou, “são marcar os exames e fazer os exames pedidos pelo médico e retornar para ficar sabendo qual o diagnóstico”. Ela marcou o exame pelo aplicativo Feira Conectada e foi encaminhada pela Central de Regulação do município.
Neste sábado, foram marcados aproximadamente 100 atendimentos, entre consultas e procedimentos, como mapeamento de retina, também conhecido como fundo de olho – que identifica doenças que causam danos à saúde da visão – e capsulotomia, que é um procedimento não cirúrgico indicado para pacientes que já fizeram a cirurgia de catarata e estão com a vista embaçada novamente.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, estima que sejam necessários mais dois mutirões de final de semana para que a meta de zerar a procura desses serviços acumulados no ano passado, na área de oftalmologia, dentro do prazo de cem dias, estipulado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. “É uma área importante porque afeta a qualidade de vida da pessoa”.
Ele disse que, além dos mutirões de final de semana, o atendimento oftalmológico continua sendo feito normalmente por especialistas, pela rede de saúde do município. As marcações são realizadas pela Central de Regulação. A meta do governo, como determinou o prefeito, disse o secretário, é regularizar consultas e procedimentos, sem que haja necessidade de esforços concentrados no futuro.
José Ronaldo conversou com o secretário e a equipe por chamada de vídeo, quando agradeceu o empenho, disposição e a vontade dos funcionários do IBO por trabalhar no sábado de carnaval e reafirmou que o governo está concentrado no esforço para atingir o compromisso assumido com os feirenses, de que todos os exames em atraso sejam realizados nos primeiros cem dias de governo.
O secretário de Comunicação Social, Joilton Freitas, esteve no IBO, onde acompanhou Rodrigo Matos.
Saúde TCE reconhece avanços da regulação na Bahia e Sesab rebate uso indevido de dados antigos em matéria de jornal
MP Provedor da Santa Casa de Cachoeira rebate informação contida em despacho da Promotoria de Justiça
Saúde Hospital Ortopédico da Bahia realiza novo transplante de tecido musculoesquelético
Saúde Novembro Azul: Secretaria de Saúde vai intensificar ações de prevenção ao câncer de próstata
Novembro Azul Bahia registra a segunda maior incidência de câncer de próstata no país
Variantes do HIV Cientistas alemães descobrem anticorpo que neutraliza 98% das variantes do HIV 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



