Um açougue localizado na cidade de Feira de Santana, na Bahia, foi condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) a pagar R$ 7.366 por danos morais a uma ex-funcionária acusada injustamente de furtar dinheiro do caixa onde trabalhava. O caso aconteceu em dezembro de 2023.
À época, a irmã do dono do estabelecimento afirmou que R$ 10 mil tinham desaparecido do caixa. Mesmo se defendendo, a funcionária foi acusada de furto e acabou sendo suspensa por oito dias para apuração do caso, juntamente com o gerente da unidade.
A mulher, então, sugeriu que fosse feito um boletim de ocorrência e pediu acesso às imagens das câmeras de segurança, mas as gravações não foram fornecidas. Após o processo de apuração, ela foi demitida.
De acordo com uma testemunha, o gerente comentou com outros funcionários que a demissão foi provocada porque "faltou dinheiro no caixa dela", reforçando a acusação infundada de furto.
Em sua decisão, o juiz José Luiz da Costa Paiva, da 5ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, considerou que a honra e a dignidade da trabalhadora foram violadas.
O caso foi levado ao TRT-BA, onde o relator do recurso, desembargador Marcos Gurgel, decidiu manter a sentença e que negou o recurso impetrado pela empresa. Para ele, o açougue acusou a funcionária de furto sem apresentar provas e que a situação se tornou pública no ambiente de trabalho.
A empresa, por sua vez, alegou que a dispensa ocorreu por contenção de despesas, mas o argumento foi rejeitado, uma vez que outra pessoa foi contratada para ser operadora de caixa. O açougue foi condenado a pagar uma indenização equivalente a cinco vezes o último salário da funcionária.
Mês da mulher Sintraf promove ações de fortalecimento feminino e debate enfrentamento às violências contra a mulher em Feira de Santana
Falta policiais Déficit de policiais penais compromete funcionamento do Conjunto Penal de Feira de Santana, alerta OAB
Telefone do SAMU SAMU passa a atender temporariamente por número alternativo devido a problema técnico no 192
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (5)
Feira de Santana Ação conjunta interdita distribuidora de cosméticos no bairro SIM após denúncia
Hospital Municipal Edital para construção do Hospital Municipal por meio de PPP será publicado na próxima semana 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 33°
Tempo limpo



