Um jovem de 28 anos morreu após ser perseguido e baleado por policiais militares dentro de uma casa, na terça-feira (28), no bairro do Acupe, em Salvador. Familiares, amigos e vizinhos do rapaz acusam os agentes de assassinato, enquanto a Polícia Militar (PM) alega que ele foi atingido após trocar de tiros com os militares.
Em nota, a PM informou que Iuri Almeida Conceição dos Santos estava armado, invadiu o imóvel e atirou contra oa agentes da Rondesp Atlântico, em uma tentativa de fuga. Segundo a corporação, o rapaz foi atingido na suposta troca de tiros, sendo socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.
Com ele, conforme a ocorrência feita pelos policiais militares, foram apreendidos uma arma, drogas e dinheiro em espécie. Material que foi levado para uma delegacia da região, onde o caso foi registrado.
A família, no entanto, diz que Iuri não tinha envolvimento com a criminalidade. Segundo moradores da região, ele tinha deficiência intelectual, era funcionário de uma borracharia e fazia pequenos serviços na comunidade.
Pouco antes de ser morto, conforme detalham moradores da região, o jovem tomava café na casa de vizinhos e, ao sair, se assustou com a presença dos policiais na rua, retornando para o imóvel. Neste momento, conforme os amigos de Iuri, ele foi seguido até o terceiro andar do prédio, onde foi baleado. As marcas dos tiros ficaram em uma parede e em uma porta da casa.
"Ele estava aqui de manhã e a força policial entrou [no bairro]. Como ele já tem medo, porque ele toma remédio controlado. Ele pegou e entrou. O policial já venho entrando, subiu e já foi matando o menino", disse o entregador de gás Valdinei Santos, vizinho de Iuri.
Marcas de tiros ficaram na casa onde jovem foi baleado durante ação policial em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Ao longo do dia, moradores protestaram por causa da morte do rapaz. Pela manhã, logo após a ação, eles queimaram objetos em um trecho da Avenida Vasco da Gama, uma das principais da cidade. Já à noite, um grupo se posicionou em frente à pista, voltando a fechar a via.
"Um menino direito, trabalhador e a Polícia chega e mata o menino. Como mata um menino inocente assim?", afirmou o pai de Iuri, Adailton Conceição.
O caso será apurado pela Polícia Civil (PC).
Leia nota da PM na íntegra
"Na manhã desta terça-feira (28), policiais militares da Rondesp Atlântico apreenderam arma de fogo e drogas na Avenida Caetano, no Acupe.
Durante policiamento na região, os militares avistaram vários elementos armados que, ao perceber a presença policial, atiraram e fugiram em direção a um beco. Em ato contínuo, os agentes continuaram em diligência, quando encontraram uma residência com um grupo de pessoas, nas proximidades, alegando que teve a casa invadida por um indivíduo armado. Os policiais progrediram no imóvel e foram surpreendidos com disparos, sendo necessário o revide. Após o cessar-fogo, o ferido foi encontrado caído com uma arma de fogo, sendo socorrido para o HGE, onde não resistiu aos ferimentos.
No local, foram encontrados um revólver calibre 38 com três munições do mesmo calibre, 28 recipientes de maconha, 400 pinos de cocaína e dinheiro em espécie.
Todo material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil, pra medidas cabíveis".
Prisões Quem são os quatro influenciadores presos por suspeita de esquema ilegal de apostas na Bahia
Feira de Santana PC apura suposta lista de colegas “estupráveis” feita por estudantes
Fuga Agente da PRF é presa na Bahia suspeita de fugir com o próprio filho após Justiça conceder guarda para pai
Polícia Grupo suspeito de extorsão, homicídios e tráfico é alvo de operação em Salvador
Corrupção Operação Faroeste: STJ reconhece prescrição e extingue acusação de corrupção contra ex-presidente do TJBA
Violência Santa Bárbara completa mais de seis meses sem registros de homicídios 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nublado


