Um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o marqueteiro político Sidônio Palmeira, agendado para esta semana, pode definir o futuro do baiano na gestão federal. A reunião é considerada decisiva para discutir a possível nomeação de Sidônio para o cargo de Secretário de Comunicação do governo.
De acordo com informações publicadas ontem (6) pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o encontro deve ocorrer entre amanhã (8) e quinta-feira (9). No entanto, há informações de que a conversa pode ser antecipada para hoje (7).
O encontro acontece em um momento de especulação sobre uma reforma ministerial no governo Lula, prevista para o início deste ano. Contudo, as mudanças mais substanciais devem ser definidas apenas em fevereiro, após as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, marcadas para o dia 1º de fevereiro.
Caso aceite o convite, Sidônio Palmeira substituiria Paulo Pimenta, que, segundo aliados do atual presidente da República, não teria conseguido comunicar adequadamente as realizações do governo à população.
Ainda segundo o jornal O Globo, o objetivo da reforma administrativa é organizar o grupo que dará suporte à sucessão presidencial de 2026, independentemente de Lula se candidatar à reeleição ou não.
Trajetória
Natural de Salvador, Sidônio Palmeira teve papel de destaque nas campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT, na Bahia, entre 2006 e 2018. Sua aproximação com Lula ocorreu na campanha de 2022, quando foi marqueteiro e manteve um contato diário com o presidente.
Ainda conforme informações do O Globo, pessoas que acompanharam o trabalho de Sidônio na campanha relatam que havia uma forte sinergia entre ele e o presidente, o que pode influenciar a escolha dele para a Secom.
Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas