Um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o marqueteiro político Sidônio Palmeira, agendado para esta semana, pode definir o futuro do baiano na gestão federal. A reunião é considerada decisiva para discutir a possível nomeação de Sidônio para o cargo de Secretário de Comunicação do governo.
De acordo com informações publicadas ontem (6) pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o encontro deve ocorrer entre amanhã (8) e quinta-feira (9). No entanto, há informações de que a conversa pode ser antecipada para hoje (7).
O encontro acontece em um momento de especulação sobre uma reforma ministerial no governo Lula, prevista para o início deste ano. Contudo, as mudanças mais substanciais devem ser definidas apenas em fevereiro, após as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, marcadas para o dia 1º de fevereiro.
Caso aceite o convite, Sidônio Palmeira substituiria Paulo Pimenta, que, segundo aliados do atual presidente da República, não teria conseguido comunicar adequadamente as realizações do governo à população.
Ainda segundo o jornal O Globo, o objetivo da reforma administrativa é organizar o grupo que dará suporte à sucessão presidencial de 2026, independentemente de Lula se candidatar à reeleição ou não.
Trajetória
Natural de Salvador, Sidônio Palmeira teve papel de destaque nas campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT, na Bahia, entre 2006 e 2018. Sua aproximação com Lula ocorreu na campanha de 2022, quando foi marqueteiro e manteve um contato diário com o presidente.
Ainda conforme informações do O Globo, pessoas que acompanharam o trabalho de Sidônio na campanha relatam que havia uma forte sinergia entre ele e o presidente, o que pode influenciar a escolha dele para a Secom.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



