O prefeito da cidade Santanópolis, Vitor do Povo, deu início ao seu segundo governo. Reeleito em outubro do ano passado, Vitor afirmou que nesta segunda-feira (6) esteve reunido com o seu secretariado para fazer o alinhamento para o ano de 2025. “Nos reunindo para planejar esse ano em percurso porque fizemos um primeiro mandato excedendo as expectativas. De 100% do que prometemos, cumprimos com 99%. A única demanda que não conseguimos cumprir dentro da gestão foi promessa de campanha foi a fábrica”. A promessa não foi cumprida porque a cidade teve uma grande dificuldade de água que está tentando resolver. “Acho que não é só uma dificuldade do nosso município, mas de outros municípios também. Nosso objetivo é em 2025 tentar buscar, mediante as parcerias como a dos senadores Ângelo Coronel, Jaques Wagner e Otto Alencar e demais lideranças como o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, trazer uma empresa de pequeno porte para o município já que esse é o maior anseio da sociedade”, disse.
O prefeito disse ainda que já tem em vista R$ 24 milhões em obras já liberados pelo Governo do Estado. “Estou levando as documentações a Salvador na sexta-feira para obter as autorizações, dar início aos processos que tem que serem feitos e as obras comecem. Santanópolis vai ver verdadeiramente uma gestão jamais vista em todos os tempos”.
Concurso público
A Prefeitura foi ainda notificada pelo Ministério Público que não irão mais poder fazer REDA e nem contratação direta. “Nós vamos fazer o concurso. Cada secretário trouxe as necessidades e as demandas dos cargos previstos e também vamos mandar para a Câmara Municipal um projeto de lei adequando as vagas no nosso município para que possamos dar espaço para os jovens que saíram para estudar tenham a oportunidade dentro de um concurso público passarem e se engajarem dentro da Prefeitura Municipal de Santanópolis”.
Ainda em relação ao concurso, o prefeito afirmou que ele será feito para todas as áreas. “Nós vamos atingir todas as áreas. No final de janeiro começam as inscrições e em março estaremos fazendo as provas. Se Deus permitir e der tudo certo, em abril já estamos chamando os aprovados porque precisamos dar continuidade, principalmente na área da Educação”.
Pessoas de todo o Brasil poderão participar. “Quem quiser concorrer estamos de portas abertas. Quero deixar ainda bem claro aos eleitores e aos amigos que aqui não tem jeitinho. Quem vai fazer o concurso é uma empresa totalmente desconhecida. Aqui quem passar vai passar por mérito. A empresa é muito rigorosa, então é vocês estudarem, se capacitarem para terem oportunidade aqui em nosso município”.
Secretariado
Em seu secretariado, Vitor o manteve todo com apenas uma mudança. “A mudança aconteceu por fatalidade. Foi a secretária Cristiane Ribeiro, esposa do nosso vice-prefeito. Como a pasta é dada ao vice e ele indicou o próprio filho, Paulo Vitor. Foi uma sugestão até minha porque Paulo Vitor tem muita especificidade dentro do município, é um menino muito competente e acho que vai honrar o nome da mãe, o nome da família na parte da ação social”.
Fora isso, o prefeito manteve em cada pasta condizentes, todos os secretários atuando. “Vamos dar seis meses para as coisas andarem e se o fizerem como no mandato passado continuarão todos eles na pasta. Se algum deles desandar, infelizmente vamos ter que substituí-los.
Governo do Estado
Sobre o Governo do Estado, Vitor disse que o governador Jerônimo Rodrigues voltaria ao município entre as datas de 23 e 28 de fevereiro. “É quando começa o Carnaval, mas ele quer inaugurar a escola de tempo integral. Fizemos uma visita essa semana, está bem adiantado e hoje o pessoal da CONDER esteve fazendo uma revisão. Amanhã eu vou fazer o acompanhamento com o pessoal do NTE e no final de fevereiro novamente o governador vai retornar”.
Vitor não escondeu a gratidão de ter o governador ao seu lado. “Já fiz algumas solicitações a ele que estão fora dos R$ 24 milhões e parece que vamos ser contemplado com mais alguns presentes na próxima vinda dele aqui”.
Comunidades beneficiadas
As comunidades dos distrito que serão beneficiadas já nos primeiros dias de trabalho em Santanópolis são Rumo, Quilombo com a nova estrada que está sendo construída Quilombo-Sede, os portais da cidade também no Sobrado. O Sobrado vai ser contemplado com pavimentação também. E outras várias comunidades serão contempladas também porque na hora que você pega uma pista de dez quilômetros que passa em Rumo, Salgado, Alecrim, Tapera, Taperinha, Brejo, Junquinho e Alto Alegre. São quase seis comunidades contempladas com puro asfalto. Vai ter mais viabilidade. O pessoal da zona rural vai ter mais flexibilidade em ir e voltar para a sede”.
Em projetos futuros ele disse que está buscando também a pavimentação da sede até a Boa Espera, que Vitor disse ser um sonho de todos. “Essas comunidades sendo contempladas muitas outras serão do meio do ano diante. Nós estamos programando agora a nossa lavagem. Vai ser uma lavagem tradicional porque o forte da gente, graças a Deus, é o São João. Mas não podemos esquecer da lavagem, da festa do padroeiro que começa agora dia 12 de janeiro e termina lá pro dia 20. Nós vamos dar nossa contribuição enquanto gestão, vamos fazer funcionar”.
Segurança pública
Sobre segurança pública, Vitor falou sobre a ida do Tenente Sampaio a Prefeitura. “Foi uma reunião justamente para ajustar essa questão da segurança pública no município. Há mais de dois anos estamos sem nenhuma restrição. Sem nenhum roubo, acontecimento ou homicídio. Graças a Deus nós estamos bem protegidos pela Polícia Militar. Agradecer a major Lilian que também disponibilizou novos funcionários. Tínhamos nove funcionários aqui da Polícia Militar e hoje temos 13. Conseguimos disponibilizar mais quatro. A viatura agora está dando suporte. A gente conseguiu também dar mais um suporte com o carro da Prefeitura que está à disposição da Polícia. Matheus Geraldo Júnior, filho de Geraldo Júnior, disponibilizou uma viatura que daqui final do mês está chegando na Polícia Civil. Estamos bem guardados. Cabe a comunidade também ficar observando, fiscalizando para que a polícia esteja atenta. Não tenho o que falar da polícia militar. Aqui está bem coberto. Quero parabenizar o Governo do Estado por isso. Eu sei que tem muita dificuldade nas cidades grandes, mas Santanópolis é bem coberta pela Polícia Militar do Estado da Bahia”, finalizou.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 28°
Chuva