O Brasil registrou 2024 como o ano mais quente desde o início das medições, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura média anual foi de 25,02°C, a maior desde o começo da série histórica em 1961.
O desvio médio de temperatura alcançou 0,79°C em relação à média da série de 1991 a 2020. Dados consolidados confirmaram as previsões feitas com base em informações preliminares até novembro, que já apontavam que 2024 superaria 2023 como o ano mais quente no país, conforme reportado pela Folha na última segunda-feira (30).
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, ao qual o Inmet é subordinado, foi observada "uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos", associada tanto à elevação da temperatura global quanto a alterações ambientais locais. "Já era esperado que 2024 estivesse entre os anos de calor recorde, situação que pode ser explicada, por exemplo, pela combinação de oceanos e continentes mais quentes, em razão das mudanças climáticas e pelos efeitos do El Niño", apontou o comunicado oficial.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



