O Brasil registrou 2024 como o ano mais quente desde o início das medições, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura média anual foi de 25,02°C, a maior desde o começo da série histórica em 1961.
O desvio médio de temperatura alcançou 0,79°C em relação à média da série de 1991 a 2020. Dados consolidados confirmaram as previsões feitas com base em informações preliminares até novembro, que já apontavam que 2024 superaria 2023 como o ano mais quente no país, conforme reportado pela Folha na última segunda-feira (30).
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, ao qual o Inmet é subordinado, foi observada "uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos", associada tanto à elevação da temperatura global quanto a alterações ambientais locais. "Já era esperado que 2024 estivesse entre os anos de calor recorde, situação que pode ser explicada, por exemplo, pela combinação de oceanos e continentes mais quentes, em razão das mudanças climáticas e pelos efeitos do El Niño", apontou o comunicado oficial.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas



