Segunda, 13 de Janeiro de 2025 04:54
75 9 9702 9169
Brasil Brasil

Alistamento militar feminino voluntário começa em janeiro

Mulheres que completam 18 anos em 2025 poderão se alistar até 30 de junho.

02/01/2025 09h05
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Divulgação/Academia Militar das Agulhas Negras
Foto: Divulgação/Academia Militar das Agulhas Negras

A partir de janeiro, mulheres brasileiras podem se alistar voluntariamente para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). A medida foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto do ano passado.

Assim como funciona no alistamento masculino, só poderão ser recrutadas em 2025 as mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos neste ano.

O processo de alistamento pode ser feito presencialmente nas Juntas de Serviço Militar e por meio do site oficial até 30 de junho. É possível servir na Marinha, Exército e Aeronáutica, a depender das vagas disponíveis em cada local.

Atualmente, as mulheres representam apenas 10% do efetivo das Forças Armadas. No total, são aproximadamente 37 mil mulheres militares.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.