O prefeito de Santo Amaro da Purificação, Flaviano Bomfim, anunciou na manhã desta terça-feira (31) o seu secretariado. O anúncio do prefeito foi feito no programa Rádio Total, das rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM. Flaviano toma posse amanhã na Câmara de Vereadores da cidade. “Será pela manhã porque eu preciso trabalhar urgentemente, principalmente na área da saúde. Acabou a posse já vou rodar o município, visitar as unidades, em especial a Santa Casa e o Hospital de Acupe, os centros de urgência e emergência da cidade que está em alerta nesse período de festas. Por isso preferi fazer a posse pela manhã, porque não terá festa, nem nada”, disse.
A transição praticamente não aconteceu, diz Flaviano. “A prefeita Alessandra baixou um decreto montando sua comissão e houve uma reunião onde eles queriam fazer palestra. A partir dali fizemos um e-mail solicitando as informações que infelizmente não foram respondidas. Se respondeu, respondeu 1%. Está tudo obscuro, não sabemos o que tem. Não consigamos acesso a nada. Criaram uma formalidade porque a lei obriga, mas não houve transparência. O que consegui foi perguntando a servidor ou no Portal da Transparência”, disse.
Além dos problemas corriqueiros da saúde, educação, serviços públicos, vem agora o período festivo de janeiro com a Festa de Reis, a Festa de São Brás, do padroeiro Senhor do Bonfim, Senhor Santo Amaro, Festa da Purificação. “Vamos pegar um calendário extensivo e eu estou preocupado para deixar a cidade organizada e arrumada. Estamos nos planejando, mas se houvesse a transparência eu estaria mais tranquilo”.
A informação que se tem é que entrou nos cofres da Prefeitura R$ 23 milhões. Questionado sobre se sabe algo sobre esses valores, ele disse que acredita que não permaneça. “Tenho acompanhado alguns pagamentos. Pagaram remédios, equipamentos que não vemos, a indenização aos secretários e apadrinhados. Estão correndo contra o tempo para fazer esse raspa-tacho para não deixar nada. A informação que eu tenho é que a prefeita tem dito “eles que lutem”. E eu sou de luta, estou aqui para isso.
Secretariado
O seu secretariado está definido. “São pessoas da cidade que estão preparadas e querendo trabalhar muito. Hoje, apenas a secretária de Saúde não é da cidade porque fui buscar uma pessoa técnica e preparada para a gestão. Ela é preparada para dar um upgrade em nossa saúde que tanto precisa e algumas coisas que ela vai me ajudar a implantar na cidade. Vamos trabalhar para buscar recursos e buscar o apoio do Governo do Estado e Federal para que possamos dar uma saúde digna ao nosso povo tanto na saúde básica quanto na média e alta complexidade”.
São ao todo 12 secretários. O critério utilizado por ele para a escolha foi de pessoas que ele conhece o histórico e o perfil de trabalho e honestidade. Segundo, pessoas que são comprometidas com a cidade e que ele confia de verdade. Em terceiro, pessoas que são preparadas tecnicamente. “Pessoas com experiência em cada área que vem demonstrando ao longo dos anos. Um exemplo é Missinho, que será secretário de Serviços Públicos e Ordem Pública, que desde 2016 acompanho o trabalho e é um excelente profissional. É novo, preto, pobre, mas que sabe trabalhar”.
Os outros secretários são:
Secretaria de Administração: Marinho;
Secretaria da Fazenda: Eugenio, conhecido como Geninho, com mais de 30 anos de Prefeitura;
Secretaria de Governo: Leo Dantas;
Secretaria de Assistência Social: Aninha Melo;
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Planejamento: Moacir Comercial;
Secretaria de Saúde: Eliana Teixeira;
Secretaria de Infraestrutura: Cesar do Pão, que é vice-prefeito;
Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos: o vereador Xuxu;
Secretaria de Cultura, Esperte e Lazer: Cristiano Lira;
Secretaria de Educação: Marina Rocha, primeira-dama;
Secretaria das Mulheres: Deise Lucia, advogada e ativista na defesa das mulheres.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 28°
Chuva