Segundo a última edição de 2024 da pesquisa Radar Febraban, realizada com 2 mil pessoas pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), 75% dos brasileiros das cinco regiões do país acreditam que suas vidas pessoais e familiares irão melhorar em 2025. A taxa teve um crescimento de treze pontos em relação a outubro deste ano, quando o indicador marcava 62%, o menor percentual da série histórica. Já 8% das pessoas acreditam em piora da vida pessoal e familiar em 2025, um ponto a mais do que no ano anterior.
“Os sentimentos para 2024 e as perspectivas para 2025 carregam sentimentos de otimismo e cautela, que refletem o que ocorreu ao longo de todo ano. De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e as famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação”, destacou o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.
Entre as áreas nas quais os brasileiros sentiram melhora, emprego e renda foi a categoria mais bem avaliada, escolhida por 23% dos respondentes. Ela é seguida por saúde (9%) e educação (7%). Contudo, com relação às expectativas para 2025, 68% acreditam que a inflação e o custo de vida irão aumentar, assim como a taxa de juros (68%).
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



