O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os principais opositores em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12).
Nos cenários analisados, Lula aparece com ampla vantagem sobre seus adversários. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista soma 51% das intenções de voto, contra 35% do ex-mandatário. Já em uma disputa com o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 52%, enquanto o adversário fica com 26%.
Em uma corrida contra o empresário Pablo Marçal (PRTB), o presidente lidera com 52%, contra 27% de Marçal. No confronto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula alcança 54%, contra 20% do goiano.
Vale ressaltar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está inelegível e não poderia participar do pleito presidencial em 2026. Outro caso é o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que foi declarado inelegível por oito anos, após ser condenado por abuso de poder político na quarta-feira (12), em decisão da juíza eleitoral Maria Umbelina Zorzetti.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro, com 8.598 entrevistas presenciais. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Haddad mantém vantagem no cenário sem Lula
Nos cenários alternativos, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concorrendo, a vantagem para a chapa governista também se mantém.
Contra Bolsonaro, Haddad registra 42% das intenções de voto, contra 35% do ex-presidente. Em uma disputa com Tarcísio, o ministro tem 44%, contra 25% do governador paulista. No confronto com Marçal, Haddad aparece com 42%, enquanto o empresário chega a 28%. Com Caiado, o ex-prefeito de São Paulo soma 45%, e o governador goiano tem apenas 19%.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



