A prefeita de eleita da cidade de Governador Mangabeira, Manuela Pedreira, foi a entrevistada do programa Rádio Total, das rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM, desta segunda-feira (9). A prefeita agradeceu aos mais de oito mil votos que recebeu na eleição e a toda a população da cidade pelo carinho, recepção e acolhimento em toda a campanha política. “Agradeço ainda aos 47 candidatos a vereador que nos acompanhou durante todo esse processo. Um agradecimento especial ao melhor prefeito de todos os tempos, Marcelo Pedreira”.
Manuela falou sobre a transição do atual governo, com o prefeito Marcelo Pedreira, para o seu, que começa a partir do dia 1º de janeiro de 2025. “Já iniciamos a transição e na última sexta-feira tivemos uma reunião com a presença do prefeito que está acompanhando o nosso grupo de transição. Durante a semana vamos realizar visitas aos órgãos públicos. Será uma transição tranquila, organizada e com transparência”.
São ao todo nove Secretarias no município. Manuela disse que terá tranquilidade em escolher o seu secretariado porque na cidade tem muitos nomes competentes para escolher como secretários. “Inclusive na equipe do prefeito tem muitos nomes assim. Temos que avaliar a experiência das pessoas que estão na gestão, mas estamos abertos a incorporar novos nomes. No momento certo vamos divulgar os nomes com paciência, tranquilidade e espero que o povo também aguarde. É normal eles questionarem e são muitas especulações, mas são apenas isso, especulações porque não definimos nomes”.
Os nomes serão escolhidos com responsabilidade porque Manuela não abre mão de que sejam pessoas corretas, dedicadas, responsáveis e com compromisso, assim como são os secretários da gestão do prefeito Marcelo. Ela pretende ainda planejar seu novo governo com organização, focando nas áreas prioritárias e pensando em manter o trabalho da atual gestão. “O prefeito vem trabalhando com compromisso e responsabilidade durante os últimos oito anos. Sabemos que devemos honrar a confiança das pessoas, mantendo tudo que deu certo e buscando dialogar e ouvir a população”.
O seu primeiro ato de governo é dar prioridades as áreas mais urgentes e que precisam garantir ações para a população. “Vamos encontrar o município já organizado. O prefeito não parou nenhuma atividade e até o dia 31 o município estará trabalhando. Então, vamos manter as ações de saúde, manutenção das ruas, segurança. A partir daí, vamos colocar o nosso plano e projeto de governo em ação e trabalhar para a cidade avançar cada vez mais”.
Governo do Estado
Sobre sua relação com o governador Jerônimo Rodrigues, que já afirmou que estará aberto a todos os prefeitos, independente de que lado sejam, Manuela disse que, assim como o prefeito Marcelo, ele buscará relação de parceria e harmonia, tanto com o estado como com o Governo Federal. “Até porque precisamos de recursos para trabalhar. A eleição passou, precisamos sim buscar relação de parceria tanto com os governos, assim como na Câmara de Vereadores porque é assim que a cidade cresce”.
Manuela conseguiu a maioria na Câmara da Cidade. “Temos nove vereadores do governo e dois na oposição. Agora vamos buscar melhorias para a cidade, respeitando a autonomia dos vereadores, independente deles serem de oposição ou situação, buscando sempre a coletividade para a melhoria da qualidade de vida dos mangabeirenses”.
Zona rural
Manuela já foi secretária de Agricultura do município. Por esse motivo, houveram muitos avanços. “Trabalhamos com capacitação em parceria com o Senar, a Ufrb e Embrapa, mecanização agrícola, onde o agricultor recebia horas gratuitas de trator, distribuição de sementes de qualidade no período do mês de março. Precisamos colocar os agricultores nos programas como Pnae e incentiva-los para que eles possam vender seus produtos, aumentando as vendas através da Secretaria de Educação”.
A prefeita eleita disse que o que ela quer é tornar cada vez mais sustentável a vida dos agricultores com as políticas públicas. “Melhorar o mercado produtor, incentivar a feira livre. Vamos trabalhar para melhorar a vida da agricultura familiar até porque 70% do nosso município está no meio rural e com certeza vamos buscar melhorias para a vida deles”.
Emprego e renda
Governador Mangabeira é cortado pela BR-101. Manuela disse que tentará buscar médias e pequenas empresas. “Não é fácil. Dependemos dos empresários se interessarem pela nossa cidade. Participei de um evento com prefeitos em Santo Antonio de Jesus onde dialogamos com o Sebrae e o Desenbahia mostrando que já estamos nessa busca para trazer melhorias para o microempreendedor em nosso município”.
Assistência social
Essa é uma área que Manuela disse que o município avançou muito com os programas sociais. “O de enxovais para gestantes, o que para mim é emocionante, por ser mãe e mulher. Na parte de distribuição de peixes na Semana Santa, distribuição de frango e também continuar com um programa que eu acho que é um dos mais importantes da gestão do prefeito Marcelo que é o Casa Legal, construção de casas com recursos próprios. Foram quase 50 casas construídas com dinheiro do município e vamos continuar trabalhando firme nele. Também no Morar Melhor, programa de reforma das casas. Ainda temos casas da cidade que precisam desse apoio e olhar especial na população”.
Educação
As escolas do município, diz Manuela, parabenizando a Secretaria de Educação e a gestão atual, estão totalmente reformadas, requalificadas e aparelhadas. “Vamos encontrar escolas organizadas para podermos dar continuidade a nossa gestão. Vamos dialogar com a equipe para organizarmos os primeiros dias do ano letivo porque é através da educação que crescemos. Por isso, precisamos dar muita ênfase e importância nessa área”.
Esse ano, já ser dado o tênis para os alunos, como parte do uniforme escolar, promessa de campanha de Manuela. Na cidade, já tem escola climatizada. “Ainda não são todas, mas com o projeto de colocar energia solar poderá facilitar que aos poucos se climatize as outras escolas. Estar num ambiente climatizado facilita o aprendizado e no período de verão se consegue assistir uma aula melhor”.
A energia solar trará uma economia boa para o município. “Acho que ela será colocada em todos os prédios públicos”, finaliza.
Luto Câmara de Santo Amaro decreta luto oficial pela morte do vereador Gleiber Júnior
Política Deputado Nelson Leal abandona reeleição e assume campanha de ACM Neto
Política “Candidatos governistas” e “votos em regiões distintas” seriam pontos fortes para PSB receberem deputados estaduais do PP; entenda
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França 
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva



