Na Bahia, 1.647 pessoas aguardam na fila por um transplante de córnea, mas uma nova parceria pode ajudar a transformar esse cenário. Representantes do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), unidade vinculada à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), se reuniram nesta terça-feira (28) com a coordenação da equipe de captadores do Banco de Olhos da Bahia. O encontro discutiu estratégias para ampliar as doações e garantir mais acesso aos transplantes no estado.
Para Mirela Andrade de Jesus, coordenadora do Banco de Olhos, o SVO tem um papel estratégico no processo. “Hoje temos quase 1.700 pessoas na fila do transplante, e o SVO, ao lado do Banco de Olhos, pode transformar vidas. A parceria nos permitirá abordar as famílias em momentos delicados, oferecendo a elas a possibilidade de doação de córneas, um direito que lhes pertence. Iniciando esse trabalho, aumentaremos consideravelmente as doações efetivas no estado”, pontuou.
A doação de córneas é um processo rápido, sem custos para a família, e não interfere na aparência do doador ou nos trâmites do sepultamento. Cada doação tem o potencial de devolver a visão a até dois pacientes, impactando diretamente a qualidade de vida de quem espera por essa chance.
Sophia Santana, gestora de contratos do SVO, destacou a importância da integração. “Essa parceria simboliza um avanço na saúde pública, unindo esforços para transformar momentos de dor em esperança. Reafirmamos nosso compromisso com a sociedade, promovendo uma atuação eficiente e solidária, sempre com respeito e dignidade em todas as etapas do processo”, afirmou.
A iniciativa representa uma importante união entre diferentes setores da saúde pública, buscando não apenas atender às necessidades da fila de transplantes, mas também fortalecer a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos na Bahia.
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



