O presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, participou de um encontro do partido, ontem (25), no Hotel Quality, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador. A reunião teve como foco discutir com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) as estratégias para o ano de 2025, envolvendo prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo Avante nas eleições municipais.
Nas eleições deste ano, o Avante apresentou um desempenho significativo, consolidando sua presença no cenário político local. Questionado pela imprensa sobre a possibilidade de o partido ampliar sua participação no secretariado do governo Jerônimo Rodrigues, Carletto foi cauteloso em suas declarações.
"O maestro da banda é o governador. Nós temos um conselho político e a gente vai discutir isso. Lógico que, se tiver o espaço, a gente vai com muita gratidão ocupar esse espaço", afirmou Ronaldo Carletto.
Quanto às eleições de 2026, o dirigente falou sobre o interesse do partido em participar da chapa majoritária e também sobre seus próprios planos políticos para o próximo pleito estadual.
"O Avante tem vários nomes. O Avante é um partido que cresceu, é o segundo maior partido da Bahia em nomes de prefeitos, de vereadores e até de vice-prefeitos", calculou.
"Então, o Avante tem nomes à disposição, mas isso aí é uma consequência, isso aí a gente não pode mensurar, nem está fazendo agora exigências, nem dizer que vai participar. O Avante está no governo para contribuir com o governo", acrescentou Carletto.
No evento, à imprensa presente, ele também deixou claro que permanece aberto a novos desafios dentro do cenário político do estado.
"Meu nome está sempre à disposição do grupo político do governador, sem sombra de dúvida, do ministro Rui Costa (PT), do nosso senador Jaques Wagner (PT), e do grupo político que hoje governa a Bahia, e, com certeza, vai governar por alguns anos ainda", concluiu.
Números - Após o pleito deste ano, o Avante consolidou sua presença política na Bahia ao conquistar 60 prefeituras. O partido manteve sua força no cenário estadual. Comparado ao resultado de 2020, quando a legenda liderada hoje por Ronaldo Carletto ganhou apenas quatro prefeituras, o aumento em 2024 impressionou: 1.400%. Já no panorama geral, o Avante ficou atrás apenas do PSD, que saiu das urnas com 116 prefeituras.
Em 2020, o Avante havia eleito prefeitos apenas nas cidades de Canápolis, Jandaíra, Santaluz e Saubara.
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 38°
Tempo nublado