Neste sábado (23), centenas de pessoas foram atendidas durante o Mutirão de Glaucoma promovido pelo Grupo HCOE com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. A ação teve como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente o glaucoma, além de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde ocular.
O atendimento foi voltado para pessoas acima de 50 anos ou já diagnosticadas com glaucoma, uma doença silenciosa causada pelo aumento da pressão ocular, que pode levar à cegueira se não tratada adequadamente.
De acordo com o oftalmologista Felipe Pedreira, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no Brasil, afetando mais de 1,7 milhão de pessoas. "A doença pode ser controlada com colírios, tratamentos a laser ou cirurgias, mas o diagnóstico precoce é essencial para preservar a visão. Consultas regulares são a melhor forma de prevenção", destacou.
Além do glaucoma, o mutirão reforçou orientações sobre doenças oculares como o pterígio - conhecido como "carne no olho" - e a catarata.
O médico explicou que o pterígio é comum em regiões quentes, como o Nordeste, e está relacionado à exposição ao sol e fatores genéticos. "Colírios ajudam a aliviar sintomas como sensação de areia nos olhos e vermelhidão, mas a única solução definitiva é a cirurgia", afirmou.
Ele também destacou a catarata, comum em pessoas acima de 60 anos, como uma condição tratável com cirurgia para substituição do cristalino, que se torna opaco com o envelhecimento.
Marcos Antônio de Moura, motorista que participou do mutirão, relatou o impacto do pterígio em sua visão. "Há mais de três anos sofria com visão embaçada e dificuldade ao dirigir, especialmente com claridade. Apesar da ansiedade, fiquei muito grato pela oportunidade de realizar a cirurgia".
Devido à alta demanda, o próximo mutirão foi agendado para o dia 1º de fevereiro de 2025. Novas informações serão divulgadas em breve. Para participar, será necessário apresentar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



