Neste sábado (23), centenas de pessoas foram atendidas durante o Mutirão de Glaucoma promovido pelo Grupo HCOE com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. A ação teve como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente o glaucoma, além de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde ocular.
O atendimento foi voltado para pessoas acima de 50 anos ou já diagnosticadas com glaucoma, uma doença silenciosa causada pelo aumento da pressão ocular, que pode levar à cegueira se não tratada adequadamente.
De acordo com o oftalmologista Felipe Pedreira, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no Brasil, afetando mais de 1,7 milhão de pessoas. "A doença pode ser controlada com colírios, tratamentos a laser ou cirurgias, mas o diagnóstico precoce é essencial para preservar a visão. Consultas regulares são a melhor forma de prevenção", destacou.
Além do glaucoma, o mutirão reforçou orientações sobre doenças oculares como o pterígio - conhecido como "carne no olho" - e a catarata.
O médico explicou que o pterígio é comum em regiões quentes, como o Nordeste, e está relacionado à exposição ao sol e fatores genéticos. "Colírios ajudam a aliviar sintomas como sensação de areia nos olhos e vermelhidão, mas a única solução definitiva é a cirurgia", afirmou.
Ele também destacou a catarata, comum em pessoas acima de 60 anos, como uma condição tratável com cirurgia para substituição do cristalino, que se torna opaco com o envelhecimento.
Marcos Antônio de Moura, motorista que participou do mutirão, relatou o impacto do pterígio em sua visão. "Há mais de três anos sofria com visão embaçada e dificuldade ao dirigir, especialmente com claridade. Apesar da ansiedade, fiquei muito grato pela oportunidade de realizar a cirurgia".
Devido à alta demanda, o próximo mutirão foi agendado para o dia 1º de fevereiro de 2025. Novas informações serão divulgadas em breve. Para participar, será necessário apresentar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (17) falou sobre doenças autoimunes
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



