Depois do sucesso em Salvador, a IRIRI – Mostra Experiências chega a Cachoeira nesta sexta-feira (25), com uma programação de filmes e debates abertos ao público até o próximo domingo (27), no Cine Theatro Cachoeirano. A mostra promove uma imersão no cinema experimental, oferecendo ao público da cidade a oportunidade de conhecer produções inovadoras e participar de discussões intensas sobre a linguagem cinematográfica. A programação é gratuita e começa às 17 horas.
A idealizadora do evento é a premiada cineasta baiana, Vilma Martins, que destaca a relevância de expandir a mostra para Cachoeira, reconhecendo o papel cultural da cidade no cenário artístico da Bahia. “Realizar essa mostra em Cachoeira é fortalecer uma ponte entre o cinema experimental e o recôncavo baiano. A recepção que tivemos em Salvador, com um público engajado e debates acalorados, só reforça a importância de levar essa experiência para outras cidades. Queremos que o público de Cachoeira se sinta parte dessa jornada", afirma Vilma.
Em Salvador, a IRIRI – Mostra Experiências atraiu um público interessado em discussões sobre temas como a experimentação visual e as potencialidades de novas linguagens cinematográficas. A programação foi marcada pela exibição de filmes underground, fotofilmes, vídeo-cartas e clipes, além de oficinas teórico-práticas que incentivaram o público a explorar diferentes formas de criação audiovisual. Em Cachoeira, a proposta se mantém, com exibições de filmes baianos, nacionais, contemporâneos e históricos como o de Jommard de Brito disponibilizado pela Cinemateca pernambucana. Por fim, no sábado terá um pocket show da MC Jayne de Cachoeira, seguindo com a proposta de ser multilinguagens.
Para além das exibições, a mostra ainda realizou oficinas práticas, como a oficina de Super 8 em tomada única, que integra o projeto “Novíssimos cinema super 8 baiano” com objetivo de fomentar a criação no formato clássico Super 8 na Bahia. "O nosso propósito com essa e outras atividades é proporcionar uma experiência completa para o público e incentivar o surgimento de novos realizadores e entusiastas da linguagem experimental", declara Vilma Martins, que além de cineasta e diretora é também produtora.
A IRIRI – Mostra Experiências conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. A mostra reafirma seu compromisso em democratizar o acesso ao cinema experimental e promover um diálogo ativo com as comunidades onde é realizada.
Crônica da semana Aquecimento Global
Carnaval 2026 Charanga e bonecos gigantes abrem o Carnaval de Antônio Cardoso com festa nas ruas
Livro de crônicas Escritor Franciel Cruz lança livro de crônicas em Feira de Santana
Crônica da semana Possível relação entre Jesus, Maria Madalena e uma filha
Cultura negra Festival brasileiro de cultura negra estreia em Paris com Gilberto Gil
Cultura Blues no Mirante do Sobrado Aurora abre temporada 2026 e aquece expectativas para o Festival Agosto Blues em Cachoeira 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado



