Um dos principais partidos do Brasil e, principalmente da Bahia, teve refletido nas urnas o impacto do estado no saldo eleitoral pelo país. O Partido dos Trabalhadores conseguiu vitórias em 248 prefeituras no Brasil, com a Bahia sendo responsável por 49 delas, ao menos até aqui. O montante representa 19,67% das prefeituras nacionais no estado. Apesar disso, o cenário ainda pode ser modificado.
Na própria Bahia o PT ainda pode conseguir mais uma prefeitura, já que tem a disputa aberta, no segundo turno, em Camaçari. Luiz Caetano (PT) pode vencer o candidato da atual gestão, Flávio Matos (União). Além da Bahia, o PT pode faturar ainda outras 13 prefeituras no segundo turno. Entre a principais cidades com segundo aberto estão Porto Alegre (RS), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT), quatro capitais brasileiras.
Apesar de nomes nas prefeituras, segundo um levantamento realizado pela reportagem do Bahia Notícias, a sigla registrou cerca de 65 candidatos a vice eleitos na Bahia. O número é maior do que o de gestores eleitos. Na comparação entre prefeito e o “braço direito”, o partido comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues ficou com uma “gordura” de 16 vice a mais que gestores municipais, ficando mais forte na segunda vaga mais importante da administração pública das cidades.
Além disso, no estado, o PT ficou no “top 3” e número de votos. A legenda obteve 1.223.854 sufrágios, ficando atrás apenas de PSD que contabilizou 1.632.826 votos e o campeão de votos na Bahia, o União Brasil, que acumulou 2.134.325 votos. A divisão das prefeituras também pode ser analisada pelo prisma dos votos, nas eleições municipais deste ano.
A disputa pelos 8.666.344 votos inseridos nas urnas no estado apresenta o favoritismo do grupo governista. PT, PSD e Avante conseguem, sozinhos, 40% dos votos na Bahia. Em levantamento realizado pelo Bahia Notícias com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os três partidos conseguem a soma de 3.501.917 de eleitores do total. Considerando ainda os partidos aliados mais próximos e com maior representação, como PSB e MDB, o grupo chega a 52% dos votos nas eleições deste ano, com um total de 4.588.041 de sufrágios. Acrescidos ainda ambos os partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança, PV e PCdoB, o percentual chega a mais de 55%.
Cenário Brasil
O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu ser a legenda com mais prefeituras em nenhum dos 26 estados. Segundo os resultados deste 1º turno, o PT venceu em 41 cidades do Sudeste, 29 do Sul, três do Centro-Oeste, sete do Norte e 168 do Nordeste. A soma das populações dessas cidades é de 6,4 milhões de pessoas, 3% da população brasileira. As prefeituras nordestinas representam 67,7% do total de prefeituras conquistadas pelo PT.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



