No último sábado à noite (21), a Bahia conquistou um prêmio que reconhece sua liderança no uso de tecnologia para a modernização da saúde pública. A entrega ocorreu durante o Chief Information Officer (CIO) Public Sector 2024, realizado em São Paulo. O estado foi agraciado com o título de CIO Destaque no Setor Público na categoria Saúde.
O evento reuniu 160 Chief Information Officers (CIOs) de todo o Brasil, representando estados e instituições renomadas do setor público, como São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, o Instituto Butantan e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A premiação foi decidida por votação entre os próprios CIOs presentes, e a Bahia se destacou pela excelência no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à saúde.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem se destacado nacionalmente por inovações que otimizam o atendimento e garantem maior eficiência no gerenciamento dos serviços de saúde.
Um dos principais destaques é a Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (REDS), que se consolida como uma plataforma pioneira na integração e qualificação de dados de saúde em nível estadual. A REDS já desempenha um papel crucial ao permitir a troca de informações entre todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, facilitando a transição e a continuidade do cuidado. Com a integração à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o volume de dados disponíveis triplicou, ampliando significativamente a capacidade de monitoramento e gestão das políticas públicas de saúde.
De acordo com o superintendente de Informação e Saúde Digital da Sesab, Diego Daltro, “a expansão da REDS e sua integração com a RNDS representam um avanço significativo na gestão da saúde pública, permitindo decisões baseadas em evidências e melhorando a eficiência do SUS”. Este projeto faz parte de um esforço mais amplo para fortalecer a saúde digital na Bahia e em todo o Brasil, garantindo que os profissionais de saúde tenham acesso rápido e seguro a informações críticas para o atendimento dos pacientes.
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (17) falou sobre doenças autoimunes
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



