Integrantes de uma organização criminosa envolvida em fraudes tributárias, resultando em um prejuízo significativo ao erário estimado em mais de R$ 2 milhões são alvos da Operação Balcones, deflagrada na manhã desta terça-feira (27), pela Polícia Civil da Bahia.
Segundo a instituição, sete mandados de busca e apreensão já foram cumpridos em Salvador. Um despachante aduaneiro, identificado como o principal operador do esquema criminoso, está entre os principais alvos da operação.
Ainda de acordo com a polícia, as investigações apontaram a possível participação direta de servidores públicos de um órgão fazendário, que colaboraram na liberação de mercadorias na alfândega sem o devido cumprimento das obrigações tributárias. O afastamento cautelar dess servidores, assim como a suspensão do acesso deles aos sistemas fazendários, foi determinado pela Justiça.
A Polícia Civil revelou também que, diante das suspeitas levantadas nas diligências, foi obtido, via ordem judicial, o congelamento de contas bancárias e o bloqueio patrimonial dos suspeitos, incluindo imóveis, veículos importados e lanchas.
"O esquema foi descoberto a partir da análise de documentos fornecidos por uma empresa lesada, que realizou diversas transferências de valores ao despachante aduaneiro sob a falsa premissa de que os impostos estaduais estavam sendo recolhidos. Constatou-se que o despachante atuava em conluio com fiscais fazendários, que permitiam a liberação de produtos sem o pagamento dos tributos devidos", contou a titular do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), delegada Márcia Pereira.
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano
Operação Eidolon “Operação Eidolon” é deflagrada contra grupo empresarial que sonegou mais de R$ 13 mi em impostos
Duplo homicídio Dois homens são mortos a tiros dentro de casa no bairro Brasília 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 23°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva



