A partir deste ano, deputados e servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), incluindo os que ocupam cargos comissionados, deverão apresentar anualmente uma declaração de bens, detalhando seus patrimônios. A medida está prevista em resolução publicada nesta sexta-feira (23) pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), no Diário Oficial do Legislativo.
A resolução visa cumprir as exigências de transparência das Leis Federais nº 8.429/1992 e 8.730/1993, que tratam da improbidade administrativa e estabelecem a obrigatoriedade de declaração de bens e rendas para quem ocupa cargos nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O prazo regular para entrega da declaração será até 31 de julho. No entanto, excepcionalmente este ano, servidores e parlamentares poderão enviar o documento até 31 de outubro. Todo o processo será realizado eletronicamente por meio de um sistema desenvolvido pela Superintendência de Recursos Humanos da AL-BA.
“A declaração de bens deve especificar bens móveis e imóveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações e quaisquer outras espécies de bens e valores patrimoniais, localizados no território nacional ou no exterior, incluindo, e, sendo o caso, aqueles da titularidade do(a) cônjuge ou companheiro (a) e dos (as) descendentes e outras pessoas que vivam sob a sua dependência econômica, excluídos, apenas, os objetos e utensílios de uso doméstico, conforme determina no art.13, caput e art. 2°, caput e §§ 1° e 6°, da Lei Federal nº 8.730, de 1993”, diz trecho da resolução.
Ainda de acordo com a medida, o agente público que se recusar a prestar a declaração de bens dentro do prazo determinado ou que prestar informações falsas, “poderá ser responsabilizado nos termos do § 3° do art. 13 da Lei nº 8.429, de 1992, sem prejuízo do disposto no artigo 3°, parágrafo único, alínea b, da Lei nº 8.730/93”.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



