Na noite desta terça-feira, 20 de agosto de 2024, foi realizada uma importante operação de captação de órgãos no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. A ação contou com a colaboração de equipes do próprio HGCA, do Hospital Ana Nery, da Central Estadual de Transplantes, da Organização à Procura de Órgãos (OPO) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), que foi responsável pelo transporte aéreo do coração captado.
O doador era um jovem de 23 anos, morador de Feira de Santana, que, devido a complicações da diabetes cursou com uma parada cardíaca, o que ocasionou a morte encefálica. Em um gesto de generosidade, a família decidiu doar seus órgãos, possibilitando que outras vidas fossem salvas.
A captação envolveu a extração de diversos órgãos, incluindo o coração, rins e córneas. Às 21h42, o Graer realizou o transporte do coração, que foi encaminhado para o Hospital Ana Nery, para ser transplantado em um paciente, os demais órgãos captados no Clériston Andrade foram transportados pela Central de Transplantes.
Cristiana França, diretora-geral do HGCA, destacou a importância do trabalho integrado entre as equipes de saúde e segurança, sublinhando a urgência e a precisão necessárias em operações desse tipo. “A agilidade e a coordenação entre os hospitais, a Central Estadual de Transplantes e o Graer foram essenciais para o sucesso dessa captação, garantindo que os órgãos pudessem chegar a tempo aos seus destinos”, afirmou.

HGCA lidera captação de órgãos na Bahia
O HGCA tem se destacado como referência na Bahia em captações de órgãos. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes, de janeiro a agosto de 2024, foram captados 20 órgãos na unidade, superando quase a totalidade das 21 captações realizadas ao longo de 2023. Esses números refletem o comprometimento das equipes do HGCA e a sensibilização crescente da sociedade quanto à importância da doação de órgãos.
De acordo com Elissama Sena, coordenadora da OPO, a operação realizada nesta terça-feira não apenas evidencia a capacidade técnica do HGCA, mas também ressalta a solidariedade das famílias doadoras, que, em momentos de dor, fazem escolhas que impactam vidas. “A doação de órgãos continua sendo um ato de amor que transforma histórias, reafirmando a importância do diálogo sobre o tema na sociedade”, pontuou.
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



