O cientista político Cláudio André divulgou um estudo inédito que mostra uma queda de candidaturas de prefeitos da base de ACM Neto na Bahia. Partidos como PP, PDT, Republicanos e PSDB diminuíram o número de postulante. Já partidos que estão na base do governador Jerônimo Rodrigues cresceram.
Em 2020, por exemplo, o PSDB lançou 46 candidaturas. Agora, em 2024, são 19. O Republicanos caiu de 51 para 30. Já o PL saiu de 65 para 38. A maior queda, contudo, foi do PP, que caiu de 177 para 84. "Do lado governista, os dados confirmam que o Avante pode se tornar uma das principais forças partidárias na Bahia. Outro elemento importante é o crescimento do MDB, passando de 39 para 118 candidaturas a prefeito na Bahia", aponta. "Pelos números de candidaturas, o governador Jerônimo Rodrigues entra na eleição municipal como o maior player. Vejam que PT e PSD lançarão juntos ou separados 394 candidatos", ressalta.
Já entre os candidatos a vice, ainda segundo o cientista, "surpreende demais a força do PSD, PT, Avante e MDB nestas eleições, o que pode, com certeza, influenciar as eleições de 2026". "Chamou a atenção que a queda do PP foi menor quando comparado ao lançamento de candidaturas a prefeito. Já o União Brasil praticamente manteve-se igual às eleições de 2020", analisou.
"Tenho dito que entender a força dos partidos em 2026 dependerá da compreensão do que está em jogo nestas eleições municipais. Vejam, por exemplo, que o papel do Avante foi "drenar" o campo oposicionista derrotado em 2022. Entender as urnas de 2024 vai ajudar a olhar para a disputa estadual daqui a dois anos", finalizou.
Campanha começa na Bahia
Os partidos políticos, federações, coligações e emissoras de rádio e televisão de Salvador participarão, na próxima quinta-feira, às 14h30, de audiência pública na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para a elaboração do plano de mídia das Eleições Municipais 2024. O encontro tem o objetivo de fixar a fração de tempo a que os partidos têm direito, bem como a ordem de veiculação das peças publicitárias no horário eleitoral gratuito, a ser exibido entre 30 de agosto e 3 de outubro, para o 1º turno das eleições.
O Edital contendo a convocação para a elaboração do plano de mídia foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) do TRE-BA, edição de 09/08/2024, pela 13ª zona eleitoral, Juízo competente pelo procedimento em Salvador. No encontro será definido também as emissoras de rádio e televisão que serão responsáveis por gerar os sinais para a retransmissão das propagandas por todos os outros veículos de comunicação, bem como o estabelecimento de regras para a entrega das mídias às emissoras pelos partidos políticos. As zonas eleitorais do interior do estado devem realizar o mesmo procedimento até o dia 25 de agosto.
Entrevista Ex-deputado Carlos Geilson esclarece rompimentos, alianças e trajetória política em entrevista ao Programa Boca de Forno
Política Em entrevista ao Boca de Forno, Zé Neto fala sobre possível aliança com Ronaldo, eleições e saída de Coronel da base
Cassado e preso Dez anos após impeachment, Cunha repete estratégia de Dilma para voltar à política
Encontro “Faço questão de manter cordialidade”, diz Bruno sobre encontro com Jerônimo
Política Saiba por que a Bahia é crucial para a vitória de Lula nas eleições 2026
fluxo de atendimento Reunião com médicos plantonistas discute informatização e fluxo de atendimento em Antônio Cardoso 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas



