O cientista político Cláudio André divulgou um estudo inédito que mostra uma queda de candidaturas de prefeitos da base de ACM Neto na Bahia. Partidos como PP, PDT, Republicanos e PSDB diminuíram o número de postulante. Já partidos que estão na base do governador Jerônimo Rodrigues cresceram.
Em 2020, por exemplo, o PSDB lançou 46 candidaturas. Agora, em 2024, são 19. O Republicanos caiu de 51 para 30. Já o PL saiu de 65 para 38. A maior queda, contudo, foi do PP, que caiu de 177 para 84. "Do lado governista, os dados confirmam que o Avante pode se tornar uma das principais forças partidárias na Bahia. Outro elemento importante é o crescimento do MDB, passando de 39 para 118 candidaturas a prefeito na Bahia", aponta. "Pelos números de candidaturas, o governador Jerônimo Rodrigues entra na eleição municipal como o maior player. Vejam que PT e PSD lançarão juntos ou separados 394 candidatos", ressalta.
Já entre os candidatos a vice, ainda segundo o cientista, "surpreende demais a força do PSD, PT, Avante e MDB nestas eleições, o que pode, com certeza, influenciar as eleições de 2026". "Chamou a atenção que a queda do PP foi menor quando comparado ao lançamento de candidaturas a prefeito. Já o União Brasil praticamente manteve-se igual às eleições de 2020", analisou.
"Tenho dito que entender a força dos partidos em 2026 dependerá da compreensão do que está em jogo nestas eleições municipais. Vejam, por exemplo, que o papel do Avante foi "drenar" o campo oposicionista derrotado em 2022. Entender as urnas de 2024 vai ajudar a olhar para a disputa estadual daqui a dois anos", finalizou.
Campanha começa na Bahia
Os partidos políticos, federações, coligações e emissoras de rádio e televisão de Salvador participarão, na próxima quinta-feira, às 14h30, de audiência pública na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para a elaboração do plano de mídia das Eleições Municipais 2024. O encontro tem o objetivo de fixar a fração de tempo a que os partidos têm direito, bem como a ordem de veiculação das peças publicitárias no horário eleitoral gratuito, a ser exibido entre 30 de agosto e 3 de outubro, para o 1º turno das eleições.
O Edital contendo a convocação para a elaboração do plano de mídia foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) do TRE-BA, edição de 09/08/2024, pela 13ª zona eleitoral, Juízo competente pelo procedimento em Salvador. No encontro será definido também as emissoras de rádio e televisão que serão responsáveis por gerar os sinais para a retransmissão das propagandas por todos os outros veículos de comunicação, bem como o estabelecimento de regras para a entrega das mídias às emissoras pelos partidos políticos. As zonas eleitorais do interior do estado devem realizar o mesmo procedimento até o dia 25 de agosto.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



