Se o Bahia buscava a chance de um novo começo na temporada, o Campeonato Brasileiro se apresentou como a oportunidade perfeita. Na noite desta quarta-feira (12), o Esquadrão venceu o Coritiba por 1x0, no estádio de Pituaçu, e largou bem na Série A.
Em um jogo de dois tempos distintos, Rodriguinho, em uma bela cavadinha na cobrança de pênalti, marcou o único gol da partida. O resultado quebrou um jejum de 35 anos do Bahia sem vencer o Coritiba pelo Brasileirão e garantiu um pouco mais de tranquilidade ao técnico Roger Machado na sequência da temporada.
O jogo
Pressionado por parte da torcida por conta das atuações ruins do Bahia nos jogos recentes, Roger Machado decidiu mexer no time. O treinador sacou da equipe titular peças consideradas referências no elenco: o zagueiro Lucas Fonseca e o atacante Fernandão. Ernando e Daniel ganharam as vagas.
Com isso, Roger mudou o esquema e escalou o tricolor sem um centroavante como referência no comando de ataque. No novo sistema, o Bahia se apresentou mais solto, trabalhando as jogadas no meio-campo em passes rápidos entre Daniel, Élber e Rodriguinho, e pressionando a saída de bola. O que faltava mesmo era calibrar o pé para aproveitar as oportunidades.
O primeiro a desperdiçar a chance foi Flávio. No contra-ataque, o volante ficou de cara com Wilson para finalizar, mas decidiu fazer o passe e a defesa do Coritiba cortou o lance.
Minutos depois foi a vez de Élber receber passe em velocidade, entrar na área e, na hora de chutar, bateu fraquinho e facilitou a vida de Wilson.
O Coritiba até tentou assustar o Bahia em chute forte de Robson que explodiu no travessão de Douglas, mas foi só isso. Mesmo com mais posse de bola, o alviverde não conseguia se encontrar no jogo e dava espaços ao Bahia. E foi nas brechas deixadas pelo Coxa que o Esquadrão chegou ao gol.
Aos 39 minutos o Bahia puxou contra-ataque e Rodriguinho recebeu na área. O camisa 10 deu um corte no marcador já ajeitando para a perna direita quando foi derrubado por Sassá. Pênalti que o próprio Rodriguinho mandou uma cavadinha com estilo, marcou um golaço e abriu o placar em Pituaçu.
Antes do fim do primeiro tempo, o mesmo Rodriguinho quase ampliou em cobrança de falta.
Pressão do Coritiba
A segunda etapa começou com a mesma tônica: o Bahia entregava a bola ao Coritiba enquanto buscava explorar as jogadas em velocidade com Élber e Nino Paraíba.
Só que, aos poucos, o adversário foi mudando de postura. Marcando com linhas altas, o Coxa passou a incomodar a saída de bola do tricolor e a criar oportunidades no campo de ataque.
Robson voltou a experimentar de fora da área e levou perigo. Depois foi a vez de Sabino aproveitar o escanteio e mandar de cabeça. A bola bateu na trave e se perdeu na linha de fundo.
O Bahia se viu em apuros outra vez aos 16 minutos, quando Sassá recebeu na grande área, girou sobre o marcador e finalizou. Douglas teve que se esticar todo para fazer a defesa.
Para tentar recolocar o Bahia no jogo, Roger tirou Rossi e colocou Saldanha no jogo, dando ao time um jogador com mais presença de área, porém sem perder movimentação. Mas a equipe continuou com dificuldades para passar pela defesa do Coritiba.
Só aos 26 minutos o Bahia voltou a aparecer na frente, em um chute de Daniel que passou perto da trave de Wilson. O tricolor seguiu se segurando na defesa, porém não conseguia aproveitar as chances criadas no ataque. Aos 38, Saldanha foi lançado e saiu de cara com o goleiro. Finalizou muito mal, torto, para fora.
No fim das contas, o Bahia assegurou a primeira vitória no Brasileirão. O próximo desafio será no domingo (16), quando receberá o Red Bull Bragantino, novamente em Pituaçu, pela terceira rodada.
Com informações do Correio
Convocação Luciano Juba é convocado para a Seleção Brasileira;
sonho na Fonte Nova Estudantes da rede municipal de Antônio Cardoso vivem sonho na Fonte Nova
Fluminense Fluminense de Feira anuncia Rodrigo Fonseca como técnico para comandar equipe na busca pelo acesso em 2026
Torcida única Ba-Vi terá torcida única e operação especial com mais de 300 policiais
técnico de seleções Ancelotti é o técnico de seleções mais bem pago do mundo
Acidente de moto Promessa da ginástica brasileira morre em acidente de moto aos 20 anos 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado



