Quinta, 18 de Julho de 2024 02:50
75 9 9702 9169
Anúncio
Política Eleições 2024

Buscando ampliar espaço nos grupo políticos, dez partidos possuem comando de 73 prefeituras baianas; saiba quais

Em levantamento feito pelo site, os partidos ocupam 17,5% das 417 prefeituras ao redor do estado.  

04/07/2024 08h59
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Foto: Reprodução / TRE-BA
Foto: Reprodução / TRE-BA

Muitas vezes fora do radar das grandes apostas para assumir prefeituras pela Bahia, dez partidos que integram grupos políticos distintos chegam para as eleições deste ano gerindo 73 prefeituras. Em levantamento feito pelo site, os partidos ocupam 17,5% das 417 prefeituras ao redor do estado.  

Entre as legendas apontadas no levantamento realizado pelo site estão o PSDB com 9 prefeituras, o PCdoB com 15 prefeituras, o PSB com 25, o PV com 2, Republicanos com 3, o PDT com 9, o Podemos com 5, o Solidariedade com 3, a Rede Sustentabilidade com 1 prefeito e o PRD também com uma única prefeitura. Ligados a grupos políticos diferentes, os partidos ainda buscam uma maior ampliação do poder político no estado.  

Se levarmos em conta os números de prefeituras geridas pelo grupo de partidos que compõe a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a oposição, na Bahia, o levantamento aponta 85% a 15% para o grupo governista. Em números, o extrato de como os grupos chegam para as eleições de 2024 apresenta um montante de 358 prefeituras ligadas ao governo, frente 59 vinculadas a legendas de oposição. 

Na liderança entre as legendas, o PSD aparece de forma absoluta. Desde 2020, quando saiu das urnas com 107 prefeitos, o partido chega para o pleito deste ano com um crescimento de 16,8%, totalizando 125 cidades sob o comando. Com o número, o PSD é disparado o partido com maior número de cidades com prefeitos filiados entre ambos os grupos.  

O site realizou o levantamento completo com os gestores espalhados pela Bahia, baseado em dados públicos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assessorias de comunicação das legendas, com as prefeituras baianas e por apuração com lideranças e presidentes partidários. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.