Sábado, 13 de Setembro de 2025 12:50
75 9 9702 9169
Bahia Festas juninas

São Pedro de Santiago do Iguape, em Cachoeira, agora terá quatro dias de festa

Prefeita Eliana Gonzaga disse que o povo pediu e foi feita a indicação para a mudança.

28/06/2024 09h36 Atualizada há 1 ano
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Eliana Gonzaga (PT) - Foto: Boca de Forno News
Eliana Gonzaga (PT) - Foto: Boca de Forno News

A prefeita da cidade de Cachoeira, Eliana Gonzaga (PT), falou sobre o São João que foi realizado na cidade e fez um breve balanço da festa. Segundo ela, o saldo foi altamente positivo. O São João, na opinião da prefeita, foi um onde a classe dos artistas cachoeiranos foi contemplada em mais de 90%. “Um São João como esse jamais existiu em Cachoeira, que contemplasse os artistas da nossa cidade de fato. Me preocupei, claro, em trazer boas atrações, mas mais ainda em contemplar os da nossa cidade”.

Ela disse que sabe que algumas das atrações não agradou a todos, mas que tem certeza que a maioria das pessoas ficaram felizes e se sentiram agraciadas, tanto é que o resultado foi positivo e a rede hoteleira estava superlotada, as casas todas alugadas e as casas dos parentes e familiares completamente cheias. Tivemos ainda o público flutuante fazendo bate e volta porque não encontraram mais hospedagem”.

A cidade ficou tão cheia que as pessoas que foram a cidade levar serviços públicos do Estado acabaram ficando em outros alojamentos particulares porque não havia mais vagas. “Deslocamos pessoas para outras localidades e para casas particulares porque não tinha mais lugar para coloca-los. Esse é o termômetro de que o São João foi bom, o não ter mais lugar para as pessoas permaneceram hospedadas”.

Todos que colocaram suas mercadorias para vender também conseguiram esgotar. “Tudo dentro dos padrões. Vem pessoas de fora, mas o povo de Cachoeira vendeu sua mercadoria. O comércio da cidade ferveu e antes de iniciar o São João de fato as ruas e as feiras livres da cidade já estavam superlotadas com pessoas de fora fazendo compras. Os supermercados, as lojas, todos com grande movimentação. Tudo isso é geração de renda”.

As pessoas da zona rural da cidade também receberam um grande público que veio de Salvador e outros municípios. “Isso também gera renda para a zona rural que consegue vender os seus produtos lá, gerando renda para aqueles que moram nas comunidades rurais”.

O investimento da festa foi grande e o retorno financeiro também foi altamente positivo, diz a prefeita. “Nosso setor financeiro, o de tributos e nossa Secretaria de Administração estão fazendo um levantamento sobre a festa. Nós fizemos um São João diversificado, até mesmo com samba de roda. A festa começou de forma antecipada para trazer oportunidade para os artistas cachoeiranos. Mais de 90% da classe artística de Cachoeira foi contemplada. Pessoas que não tinham oportunidade, que estavam na geladeira artística, as oportunidades foram dadas a eles. Tivemos ainda o Santo Antonio em várias comunidades”.

A prefeita ainda falou sobre o São Pedro, que será realizado na comunidade de Santiago do Iguape. Nessa festa, a prefeita colocou mais um dia de atrações a pedido da população. “O povo e as lideranças políticas do local me pediu que começasse na sexta-feira (28) porque as pessoas começam a chegar nesse dia e já pode ajudar a aquecer o comércio e as vendas dos ambulantes e moradores da região”.

E a festa vai até o dia 1º de julho terá festa, diz a prefeita. “Isso nunca aconteceu. Essa festa vai entrar para o calendário do município, para que ela ocorra durante quatro dias, ao invés de três dias como era, e gere mais renda para a população. Será uma marca história incluir mais um dia de festa, já fiz essa indicação para a Secretaria de Cultura”.

A prefeita disse que o povo está radiante. “Eles me mandam mensagens, me ligam agradecendo. Teremos grandes atrações. Fizemos no ano passado o melhor São Pedro do Santiago do Iguape e agora estamos superando a marca e o de agora será melhor. O que estava bom, será ainda melhor”, finaliza.

Veja a programação com as atrações dos quatro dias de São Pedro do Santiago do Iguape

Foto

Foto

Foto

Foto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.