Brasileiros preferem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro à Janja Lula da Silva, a atual primeira-dama, segundo um levantamento divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Paraná Pesquisas. Na comparação, os dados apontam que 43,4% dizem gostar mais de Michelle; já 34,7% simpatizam com Janja.
Michelle é mais querida entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (50,2%), Sul (49,3%) e Sudeste (45,7%). Janja vence a disputa pela preferência dos eleitores apenas no Nordeste, reduto do PT, com 43,4%.
Na estratificação de gênero, idade escolaridade e religião, Michelle está numericamente a frente entre entrevistados do sexo masculino (49,1%), pessoas de 35 a 44 anos (49,6%), com ensino superior completo (50%) e entre aqueles que se identificam como evangélicos (56,8%).
Janja lidera entre entrevistados do sexo feminino (39,9%), jovens de 16 a 24 anos (45,8%), pessoas com ensino fundamental completo (39,5%) e pessoas sem religião ou que não se identificaram como católicos ou evangélicos (43,5%).
Há um empate técnico entre as duas entre os entrevistados que se declaram católicos: 39,4% deles dizem simpatizar com Michelle e 38% preferem Janja.
Entre a População Economicamente Ativa (PEA) Michelle tem a simpatia de 48% contra 31,6% de Janja. Já a parcela que identificada como não economicamente ativa prefere a socióloga, com 40,2%.
Michelle é a presidente do PL Mulher e não descarta a possibilidade de disputar um cargo eletivo. Socióloga, Janja é uma pessoa ativa na política, mas diz preferir atuar nos bastidores.
Metodologia
O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 pessoas, com 16 anos ou mais, em 160 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento foi realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos para o resultado geral.
O Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados: “Entre a ex-Primeira-Dama Michelle Bolsonaro e a atual Primeira-Dama Janja Lula da Silva, com qual delas o(a) Sr(a) mais gosta ou simpatiza?”
Michelle Bolsonaro (PL): 43,4%
Janja Lula da Silva: 34,7%
Nenhuma: 16,1%
Não sabe/Não opinou: 5,9%
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



