Sábado, 18 de Maio de 2024 15:46
75 9 9702 9169
Política Eleições 2024

Lula sai em vantagem em relação Bolsonaro nas eleições municipais, diz pesquisa Quaest

No Nordeste, 51% dos eleitores dizem preferir votar em um candidato a prefeito aliado ao petista; ex-presidente leva a melhor no Sul, com a preferência de 31%.

13/05/2024 08h22
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos – PR
Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos – PR

O presidente Lula (PT) sai em vantagem em relação a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais, aponta pesquisa Genial/Quaest realizada na semana passada e divulgada nesta segunda-feira (13). De acordo com o levantamento, 33% dos eleitores dizem preferir votar em um candidato a prefeito “aliado a Lula”, contra 22% que afirmam que preferem um pretendente “aliado a Bolsonaro”. O instituto entrevistou 2.045 pessoas em todo o país.

Um percentual ainda maior, de 37%, no entanto, afirma que teria preferência por alguém “independente”, sem ligação com os dois líderes.

A balança pende fortemente para Lula no Nordeste: 51% dos eleitores dizem preferir votar em um candidato a prefeito aliado do petista, contra 11% que dizem preferir políticos ligados a Bolsonaro.

Bolsonaro leva a melhor no Sul, com 31% dizendo que preferem um candidato municipal aliado a ele, contra 28% que cravam Lula. E há empate no Sudeste, com 27% para Bolsonaro e 25% para Lula (margem de erro de 3 pontos) e no Centro Oeste, com 26% para Lula e 25% para Bolsonaro (margem de erro de 5 pontos).

As mulheres seguem fazendo a diferença: 36% delas dizem preferir um candidato de Lula, contra 19% de Bolsonaro. Entre os homens, 29% preferem alguém ligado a Lula e 27%, a Bolsonaro.

Os que ganham até dois salários mínimos também pendem para Lula: 43% preferem um candidato dele, contra 14% que escolheriam alguém ligado a Bolsonaro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.