Sábado, 18 de Maio de 2024 17:47
75 9 9702 9169
Mundo Mundo

Tempestade solar que atingiu a Terra é a maior desde 2003

Nova tempestade deve durar todo o fim de semana.

11/05/2024 09h32
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
Céu ficou rosa no Chile - Foto: Reprodução | X
Céu ficou rosa no Chile - Foto: Reprodução | X

A Terra foi atingida por sua primeira tempestade geomagnética "extrema" desde 2003, informou nesta sexta-feira, 10, uma agência americana. O fenômeno poderá causar interrupções na rede de energia, nas comunicações por satélite e provocar auroras polares incomuns.

"Condições EXTREMAS (G5) atingiram a Terra às 18h54 EDT [19h54 em Brasília]. É provável que uma tempestade geomagnética persista durante o fim de semana dado que várias ejeções de massa coronal [CMEs, na sigla em inglês] em direção à Terra estão em trânsito", disse o Centro de Previsões do Clima Espacial na rede social X.

A nova tempestade, que segundo as previsões deve durar todo o fim de semana, ocorre em um momento em que o Sol está se aproximando do pico de um ciclo de 11 anos de atividade intensificada.

"Alertamos todos os nossos operadores de infraestrutura com os quais costumamos coordenar, como operadores de satélites, de comunicação... e claro, a rede de energia na América do Norte", disse o especialista em meteorologia espacial Shawn Dahl aos jornalistas.

Efeitos em Salvador

Nesta sexta, o céu de Salvador ficou completamente amarelo. Não demorou muito para o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes sociais. E, claro, comentários criativos não faltaram: "Botaram filtro de 'Breaking Bad' em Salvador"; "Tão gravando o novo filme de Duna em Salvador? Porque o céu tá amarelo"; "Esse céu amarelo do nada em Salvador está meio apocalíptico, Deus é mais", brincaram os soteropolitanos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.