Sábado, 27 de Dezembro de 2025 17:37
75 98160-8722
Política Arquivamento

Inquérito da PF contra ex-prefeito Ricardo Machado é arquivado pela Justiça Federal

Nenhuma fraude foi constatada nos depoimentos realizados pela PF.

22/04/2024 17h39 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

O arquivamento do inquérito policial instaurado contra o ex-prefeito Ricardo Machado, para apurar uma denúncia de fraude em uma licitação que teria acontecido no município de Santo Amaro da Purificação foi determinado pelo juiz Ailton Schramm de Rocha, da 17ª Vara Federal. Essa apuração da Polícia Federal veio em mais um dos desdobramento da “Operação Adsumus”, desencadeada em 2017.

A decisão do juiz federal foi publicada na última quinta-feira (18). O magistrado acabou acompanhando parecer do Ministério Público Federal (MPF), que também pediu o arquivamento da investigação. Conforme o MPF, em nenhum depoimento colhido pela Polícia Federal, no curso da investigação, houve indicação de fraude ou ajustes com determinadas empresas.

segundo o órgão, não houve "combinação que pudesse favorecer a determinada empresa, pessoa ou grupo, não havendo nos autos elementos probatórios suficientes para deflagração da ação penal, nem linha investigatória potencialmente idônea que justifique a continuidade das investigações”.

O Ministério Público Federal também reconheceu que não houve nenhuma ocorrência de crime, muito menos desvio de recursos públicos que fosse beneficiar a empresa MFP Construtura Ltda em contratos firmados com a Prefeitura Municipal de Santo Amaro. 

O prefeito Ricardo Machado disse que jamais deixou de acreditar na Justiça. "Sempre tive a convicção que agimos à frente da Prefeitura de Santo Amaro com total responsabilidade e lisura. Essa é mais uma batalha vencida por nós”, afirmou. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.