Quinta, 29 de Fevereiro de 2024 17:42
75 9 9702 9169
Bahia Saúde

Prefeitura de Água Fria faz mutirão para atendimento em Oftalmologia

População começou a ser atendida na última quarta-feira (7) até este sábado (10).

10/02/2024 14h09 Atualizada há 3 semanas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Fotos: Boca de Forno News 

A secretária de Saúde do município de Água Fria, Renata Lomanto, em entrevista ao radialista Nilvaldo Lancaster, falou sobre o mutirão de Oftalmologia que está acontecendo no Centro de Especialidade de Saúde. O mutirão começou na última quarta-feira  (7) e hoje (sábado, 10) está em seu último dia. “Estamos neste sábado de Carnaval dando assistência a nossa população. O prefeito Renan de Ziza (PSD) chamou a população pelo Instagram e, de lá para cá, a média de atendimento é de mais de quatrocentos pessoas só hoje. A fila de espera estava grande. As consultas de oftalmologia estavam acumuladas e toda vez que eu sento com o prefeito para despachar falando dos problemas de saúde ele pega o item que está mais necessitado e faz uma contratação extra para resolvermos essa demanda da população”, disse.

A consulta com um oftalmologista era o item mais necessitado da vez e por isso, destaca a secretária, o prefeito cobra muito isso de nós que trabalhamos na administração municipal, que nós levemos essas demandas, o que tiver mais acumulado. Dessa vez eu levei a demanda de oftalmologia e prontamente ele providenciou que fizesse esse mutirão e conseguimos diminuir essa fila na regulação municipal”.

Para o ano se 2024, o governo pretende fazer novos mutirões no município. A secretária explica que existe uma dificuldade muito grande não só em oftalmologia, mas em diversos procedimentos em que se depende da regulação do estado e da pactuação com outros municípios para se conseguir atender essa demanda. “A partir do momento que identificamos isso, o prefeito busca, com recursos próprios, investir na saúde e trazer esses atendimentos específicos para diminuirmos mesmo essa fila”.

No mutirão, depois de passar pelo especialista, explica a secretária, o cidadão sai de lá com o seu encaminhamento, se houver necessidade, ou com a receita de óculos. “A partir daí ele vai providenciar esse óculos”.

Para Renata Lomanto, esses mutirões é também uma forma de dar oportunidades de atendimento não apenas para quem está na sede da cidade como também para que está na zona rural. “Isso ajuda porque dá a essas pessoas acesso a saúde. Trazemos pessoas de todas as comunidades. O prefeito disponibiliza transporte quando é solicitado e assim conseguimos atingir toda a população que procurou o serviço na Secretaria de Saúde”.

Saúde no município

Conforme a secretária, a saúde no município de Água Fria está caminhando com muito otimismo, levando serviços com muita qualidade. “Encontramos muitas guias jogadas fora quando assumimos. Discutimos sobre essa situação e tentamos fazer busca ativa de vários pacientes que estavam com essas vias. Oferecemos hoje várias especialidades dentro do município justamente para dar conta dessa demanda. O prefeito Renan de Ziza sempre cobra e investe muito na saúde justamente por isso, porque sabe da necessidade da população”.

Ela ressalta que conseguiu implantar várias especialidades que o município nunca teve como neuropediatra, neurologista, que é muito difícil, cardiologista, ginecologista e obstetra. “O ginecologista, que é também obstetra está atendendo aqui. Ele faz inserção de DIUe atende gestante de alto risco. Temos outras especialidades como fonoaudiólogas, psicólogo infantil, fisioterapia infantil e atendemos as crianças especiais”.

Renata acredita que o investimento na saúde de Água Fria é grande, já que o prefeito tem a saúde como a “menina dos seus olhos”. “Sabendo qual é a necessidade maior da população, ele cada dia mais vai investindo”.

Beneficiados

Cristiane Oliveira, uma das munícipes da zona rural beneficiadas pelo mutirão, afirmou que o atendimento foi ótimo e elogiou o médico que a atendeu. “Eu estava precisando renovar meu óculos. Fui bem atendida e estou com minha receita em mãos. O prefeito está de parabéns. Fui atendida rapidamente pelo tanto de gente que tinha aqui”.

Já Gilmar Souza, também da zona rural de Água Fria, disse que estava com a visão turva e por isso buscou atendimento. Ele elogiou também o mutirão. “Foi bom o atendimento e gostei. O médico olhou minhas vistas e passou o óculos. Um atendimento como esse para pessoas como eu da zona rural é muito importante. Tive um irmão que também foi atendido aqui”, disse.

Moisés da Silva, também morador da zona rural de Água Fria e atendido do mutirão, disse que foi muito bem atendido. Ele foi olhar uma verruga que estava próxima dos seus olhos. “Ele me passou uma cirurgia e vou fazer. Um mutirão como esse é muito bom. Igual a esse, só dois desses”, disse, feliz.

Ele parabenizou ainda o prefeito que está colocando o município para a frente. “Ele está fazendo uma administração muito boa. Temos transporte para nos trazer aqui. Mesmo com a demora de chamar, achei ótimo o atendimento. Tinha mais de dois anos sem me consultar com um oftalmologista e apareceu essa oportunidade não perdi tempo e vim. Na última hora, mas vim”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.