Uma operação, conduzida pela Justiça da Bahia, foi deflagrada nesta terça-feira (5), tendo como principal alvo um homem suspeito de fornecer armas para as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), no Brasil.
A ação foi realizada pela Polícia Federal, que cumpriu 25 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 52 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos no Brasil, Estados Unidos e Paraguai, onde estaria o principal alvo, identificado como Diego Hernan Dirísio.
Conforme a investigação, o argentino é dono de uma empresa chamada IAS, com sede no Paraguai, e considerado o maior contrabandista de armas da América do Sul. Dirísio teria movimentado R$ 1,2 bilhão na negociação de pistolas, fuzis, rifles, metralhadoras e munições de fabricantes de países como Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.
De acordo com a Justiça, depois de comprar dos países europeus, as armas eram vendidas aos grupos criminosos em São Paulo e no Rio de Janeiro. No esquema, seriam utilizados doleiros e empresas de fachada no Paraguai e nos EUA.
Além disso, é investigado também corrupção e tráfico de influência na Direccion de Material Belico (DIMABEL), órgão paraguaio responsável por controlar, fiscalizar e liberar o uso de armas, facilitando o funcionamento do esquema.
Início da investigação
A investigação iniciou há três anos, após apreensão de armas e munições no interior da Bahia. O armamento estava com a numeração raspada, mas foi rastreado por meio de perícia. Em cooperação internacional, a Justiça baiana solicitou inclusão dos suspeitos na lista vermelha da Interpol e que, se forem presos, sejam extraditados para o Brasil.
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 21° Máx. 22°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva



