O ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, manteve o afastamento cautelar do desembargador Luiz Fernando Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A decisão foi anunciada na terça-feira (7). O desembargador foi julgado por conceder prisão domiciliar a Ednaldo Freire Ferreira, conhecido como Dadá, líder de facção criminosa sob investigação por homicídios, tráfico de drogas e de armas de fogo, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele decidiu pela medida em um plantão judiciário em um dia de domingo, 1º de outubro.
Luiz Fernando Lima foi afastado no dia 17 de outubro, durante a 15ª Sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solicitação foi apresentada pelo ministro corregedor Luis Felipe Salomão e seguida com unanimidade pelos outros membros do CNJ.
De acordo com o corregedor, o desembargador pegou um caso semelhante no mês de setembro e decidiu pela não concessão da prisão domiciliar. A justificativa seria que Dadá tinha um filho com autismo, que era dependente da figura paterna. Após ter a prisão domiciliar concedida, Dadá fugiu.
Para a defesa do desembargador o afastamento do cargo é uma medida desproporcional, pois prejudica a honra subjetiva e objetiva dele, além de ofender garantias constitucionais fundamentais. Ao CNJ, a defesa dele argumentou ainda que ele teria se baseado apenas em notícia retirada da internet para abrir a investigação, quando "deveria tramitar em segredo de justiça".
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 21° Máx. 22°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva



