Os moradores da região vivem uma situação de terror desde a noite de domingo (3), quando os tiros começaram. Ao longo desta segunda, ao menos cinco suspeitos foram mortos em confronto com a polícia, três foram presos e diversas armas foram apreendidas - entre elas, granadas e fuzis.
Devido ao clima de insegurança, as aulas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que têm campi na Federação, Canela, São Lázaro e Ondina, regiões próximas ao Alto das Pombas e Calabar, suspenderam as atividades nesta segunda.
A maior parte do comércio local ficou fechado nesta segunda. A região, que costuma ser bastante movimentada por causa dos mercadinhos, posto de gasolina, unidades de saúde e escolas, ficou deserta ao longo do dia. [Confira serviços suspensos ao final da matéria]
Durante a manhã, sete pessoas foram feitas reféns em duas ações simultâneas no Alto das Pombas. Durante a tarde, a situação se repetiu em uma localidade que fica na divisa entre o Alto das Pombas e o Calabar. Dez pessoas foram feitas reféns, entre elas uma idosa e uma criança de três anos. Nos dois casos, os reféns foram liberados e ninguém ficou ferido.
Serviços suspensos
Na área da educação, as aulas foram suspensas na da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos campi de Ondina, Federação, São Lázaro e Canela. De acordo com a instituição, as atividades poderão ser retomadas na terça-feira.
Já no ensino infantil e fundamental, as aulas foram suspensas nas cinco escolas municipais da região: Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, Casa da Amizade, Professor Antônio Carlos Onofre e os Centros Municipais de Educação Infantil Tertuliano de Góis e Calabar. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), 1.042 estudantes estão sem aula.
A secretaria disse ainda que os gestores das unidades de ensino vão avaliar o clima no bairro durante a noite para decidirem se as aulas serão retomadas na terça-feira.
Na área da saúde, dois postos do bairro tiveram as atividades suspensas: a Unidade de Saúde da Família (USF) Calabar e a Unidade de Saúde da Família (USF) Alto das Pombas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as equipes também vão verificar a situação de segurança no local para valiar a retomada dos serviços.
Ainda no campo da saúde, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Federação, interrompeu o atendimento nesta terça conforme informado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Ainda não há informações se o Centro vai funcionar na terça.
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 21° Máx. 22°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva



