O vice-prefeito da cidade de São Félix Bartolomeu Pereira da Silva, mais conhecido como Bartinho, esteve na cidade de Brasília onde teve muitas pautas em prol da cidade. Bertinho esteve na marcha dos vice-prefeitos de todas as cidades de todo o Brasil. “Nossa associação está se espalhando para outros estados da federação. Nosso objetivo é defender pautas para as nossas cidades, projetos, emendas parlamentares e também defender a PEC que altera as prerrogativas dos vice-prefeitos de cada município”, disse. Bartinho chegou à capital do Brasil na segunda-feira (21) e retornou à cidade de São Félix hoje (sábado, 26).
O vice-prefeito que é funcionário público de qualquer carreira, quando está nesse cargo, fica vedado de exercer a sua função, ou seja, a prerrogativa do vice-prefeito no cargo é quando o prefeito o delega a ir representa-lo em algum evento ou algum setor ou substitui-lo em sua ausência seja por viagem ou cassação do seu mandato. “Do contrário, o vice não tem prerrogativas que exercer diariamente a sua função e fica impedido de exercer a sua função como funcionário público de carreira, no município, estado ou federal. Os advogados também ficam impedidos de exercer sua função dentro do município”.
A associação pretende mudar essa PEC para que se possa, estando no mandato, exercer as funções antes e depois de estar no cargo. “O mandato é passageiro, mas sua vida particular e emprego é permanente. E nós somos proibidos de exercer. Estamos buscando assinaturas para que possamos em breve tramitar na Câmara e no Senado esta PEC que muda a lei em relação ao mandato de vice-prefeito”, explica.
Lutas pela cidade
Bartinho disse ainda que esteve em diversos Ministérios com o prefeito Alex Sandro em busca de melhorias para a cidade de São Félix. Nas audiências, ele tratou sobre assuntos como as comunidades quilombolas da região. “Temos nove comunidades quilombolas e temos demandas pra discutir e buscar para melhorar a vida do povo que vive nessas comunidades”.
Eles ainda se encontraram com diversos deputados e senadores para tratar de pautas em prol da cidade com emendas parlamentares para estradas, Santa Casa de Misericórdia de São Félix e ainda a celeridade nos processos do Minha Casa, Minha Vida na sede do município e na zona rural, defendeu ainda emendas para a área da cultura com o Festival de Saveiros da cidade, que eleva o município e traz turistas de todo o país. Buscou ainda recursos para a pavimentação de estradas e a aquisição de equipamentos para a zona rural e ainda recursos para a recuperação da Ladeira do Milagre.
“Precisamos dessa articulação em Brasília para que as coisas cheguem a quem está lá na ponta, que é o nosso povo. Estou em Brasília defendendo estas pautas para que possamos dar uma resposta positiva aos moradores da nossa cidade”.
Ele quer ainda a recuperação da Casa da Cultura do município, assim como a recuperação da estação ferroviária da cidade. “Esses pedidos no Ministério da Cultura. Recebemos muita atenção e dedicação desse ministério e esperamos a resposta positiva para o nosso município”, finalizou.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



