
Nove mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira (24) em Barreiras, no Extremo Oeste baiano, e em mais sete cidades baianas. As ações fazem parte da Operação Aracanum deflagrada pela Polícia Federal contra fraudes na obtenção de valores do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Além de Barreiras, os mandados são cumpridos em Xique-Xique, Jacobina, Baianópolis, Mansidão, Buritirama, Cotegipe e Santa Rita de Cássia, além do município de Júlio Borges, no Piauí. Na investigação, os agentes identificaram um esquema que contratava de forma fraudulenta, através de prefeituras, e com isso recebia indenizações e rendimentos do PIS e do Pasep.
O nome da operação, Arcanum, se refere ao termo usado para divulgar conceitos de segredo e mistério. Nos crimes, a organização criminosa se valia do acesso restrito a sistemas de informações, bem como de conhecimentos contábeis e burocráticos para a prática dos crimes.
Cerca de 40 policiais participam da operação. Caso sejam condenados, os suspeitos podem pegar penas que vão até 28 anos de conclusão. Eles serão investigados pelos crimes de estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e participação em organização criminosa.
Polícia Homem é preso em flagrante durante a operação Blindagem em Santa Bárbara
Polícia Investigado por homicídio em Serrinha é preso em ação integrada
Polícia Mais de três toneladas de artefatos explosivos são incinerados em Cruz das Almas
Prisão Suspeito de feminicídio em Tancredo Neves é preso em Serrinha
Polícia Suspeito de homicídio em Conceição do Jacuípe é preso pela Polícia Civil
Operação da PF PF faz operação integrada de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro em 14 estados 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas


