Podcast: Mitos e verdades sobre o colesterol
O quadro Palavra de Médico, do Boca de Forno News, traz uma entrevista com o médico clínico geral e cirurgião, Dr. Tarcísio Pimenta. O tema da vez é “Mitos e Verdades sobre o colesterol.
Segundo o médico, o colesterol é um assunto polêmico, já que alguns profissionais indicam aos pacientes medicamentos para controle do colesterol.
“Os pacientes muitas vezes já chegam querendo tomar remédio para o colesterol alto, o que tá acontecendo, é que está muito atrasado mas informações. O colesterol não é nada de ruim para o nosso corpo. A indústria mercantilista farmacêutica, embute na cabeça das pessoas que determinados medicamentos devem ser utilizados porque vai resolver devido problema, e na realidade, medicamento não é remédio, é usado para tratar sintomas, não é que não tenha importância, tem importância”, afirmou o médico.
A definição de remédio, conforme Tarcísio, é sol, água, alimentação saudável e atividades físicas, que são importantes nos tratamentos de diversas doenças.
“Isso daí é remédio, e não vende em farmácia e drogaria, isso vende aqui na feirinha”, ressaltou ele, falando sobre legumes e verduras.
Ainda segundo o médico, o colesterol faz parte e é importante para o corpo humano.
“O colesterol tá no corpo todo, na pele, no coração, no cérebro e no intestino. Tem colesterol em todo o corpo. O colesterol aumenta porque não está sendo utilizado no corpo da gente por algum motivo”, disse.
Ele defendeu ainda a leitura das bulas dos medicamentos, para evitar que as pessoas façam o uso indiscriminado desses produtos, principalmente para a redução dos níveis de colesterol.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas