
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que em até 5 dias a Polícia Federal tome depoimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre propostas golpistas.
Em entrevista ao jornal "O Globo", Valdemar afirmou que integrantes e interlocutores do governo Jair Bolsonaro tinham, em suas casas, propostas similares à "minuta do golpe", encontrada pela Polícia Federal na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal.
Mais cedo nesta terça-feira (31), a PF havia pedido ao ministro autorização para ouvir Valdemar.
Segundo o ministro, as declarações de Valdemar "devem ser esclarecidas no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito à adesão, por terceiras pessoas, de eventual intenção golpista".
Ainda de acordo com Moraes, possíveis crimes em investigação são golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Valdemar Costa Neto diz ao 'Globo' que havia propostas de decreto golpista 'na casa de todo mundo'
O documento apreendido na casa de Torres sugeria a decretação de um "estado de defesa" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterar o resultado eleitoral que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro, que tentava a reeleição.
Na mesma entrevista, Valdemar disse que ele mesmo recebeu várias dessas sugestões – mas tomou o "cuidado" de triturar os papéis.
"Tinha gente que colocava [as propostas] no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo. Advogados me mandavam como fazer utilizando o artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar. Vi que não tinha condições, e o Bolsonaro não quis fazer nada fora da lei", disse o presidente do PL.
Eleições 2026 Luiz Argolo troca de grupo político, se filia ao Republicanos e mira retorno à Câmara Federal
Eleições 2026 Disputa por vice de Flávio Bolsonaro racha aliados: Centrão prefere Tereza Cristina e núcleo duro quer Zema
Eleições 2026 Janela partidária: Mais de 20% dos deputados federais trocam de legenda
Eleição Confira quem são os pré-candidatos à presidência do Brasil até o momento
Eleições Onze governadores renunciam para disputar eleições
Trégua na direita Flávio Bolsonaro pede trégua na direita após troca de ataques entre Nikolas e Eduardo 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas


