Quarta, 12 de Novembro de 2025 17:22
75 98160-8722
Bahia Política

Bahia: Confusão interrompe eleições do consórcio Portal do Sertão

Eleição deveria ter acontecido nesta terça-feira (20)

21/12/2022 17h00 Atualizada há 3 anos
Por: Boca de Forno
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Composto por 16 municípios da Bahia, o consórcio Portal do Sertão realizaria mais uma eleição para definir o novo presidente nesta terça-feira (20), no entanto, algumas intercorrências marcaram o pleito.
 
Em entrevista ao Boca de Forno News, o prefeito do município de Água Fria, Renan Araújo de Barros, conhecido como Renan de Ziza (PL), destacou que o atual presidente, o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, ao perceber que perderia as eleições, finalizou o pleito de forma arbitrária e agrediu verbalmente os outros prefeitos do consórcio.
 
"Ontem vi uma cena absurda, nós que vivemos em um país democrático, onde a democracia deve estar acima de qualquer questão pessoal. A eleição estava marcada para as 08h30, os demais prefeitos que compõem o Portal chegaram às 07h50. Quando o atual presidente do Portal do Sertão, o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa (PT), percebeu que não possuía os votos necessários para vencer a eleição, primeiramente demonstrou um desequilíbrio emocional que nos fez pensar o seguinte: O que tem nesse Portal, que leva um homem a se sujeitar daquela forma, desesperada, quase chorar, pedindo aos colegas que votassem nele, acredito que deve ser amor, penso que isso envolve muito dinheiro, muita coisa ilícita, que vamos auditar, proporei ao novo presidente do Portal uma auditoria dos três mandatos do presidente Rogério Costa”, afirmou ele.  
 
Com o passar das horas, segundo Renan, a votação ainda não havia começado, simultaneamente, Rogério agredia verbalmente os outros prefeitos.
 
“As horas foram passando, deu 09, 10, 10:30h e eu cobrando para que as eleições começassem, até porque tem a primeira e a segunda chamada. Ele chamando os prefeitos, agredindo o concorrente, o prefeito João de Furão (PSB), Mauro Vieira (PL) foi testemunha, dizendo que o prefeito João desmontaria o Portal”, acrescentou.
 
Renan pontuou que a insistência da permanência de Rogério na presidência é para mascarar a má gestão financeira.
 
"Ele não tem votos nem terá para continuar no Consórcio. Esse desespero não é por causa do Consórcio, “debaixo desse angu tem carne”, e agora ele verá o que é um adversário pessoal, porque ele levou para o lado pessoal uma eleição que era pública e democrática, do prefeito Renan de Ziza, ele verá isso. Vou propor sim e me dedicar durante dois anos em cima disso, quero saber tudo que se passou no Consórcio durante os três mandatos dele, para entender o motivo do desespero, a ponto de o prefeito Rogério propor a suspensão da eleição, alegando a existência de um tumulto que não aconteceu”, disse ele.
 
O prefeito de Água Fria informou que o prefeito e candidato a presidente do consórcio, João de Furão, foi reconhecido como o novo presidente e que os presentes registraram em ata a discordância com os atos de Rogério.
 
“Doze prefeitos que estavam presentes não aceitaram a atitude ditadora e cretina do prefeito Rogério que deseja tomar conta do Portal para fins financeiros ocultos. Assinamos uma ata de repúdio a esse ato e proclamamos João presidente, porque ele não tem o poder para suspender a eleição sem a aprovação dos presentes. Essa ata ontem foi para o cartório, o presidente do portal, Rogério Costa, deve ter sido notificado e aguardaremos para ver o seu comportamento daqui para a frente", finalizou.

A redação do Boca de Forno News tentou contato com o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.