A vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner está sendo julgada por associação criminosa e improbidade administrativa nesta terça-feira (6) e pode ser condenada a 12 anos de prisão, além de ser impedida de ocupar cargos públicos quando juízes divulgarem ainda hoje a sentença por uma denúncia de prática de corrupção. As informações são da Reuters.
No entanto, é provável, que o julgamento receba apelações e passe anos em tribunais superiores, mesmo que indique uma derrota para a ex-presidente, que tem milhões de apoiadores em todo o país.
Kirchner, que foi presidente entre 2007 e 2015, enfrenta acusações por suposta corrupção na concessão de obras públicas durante seu governo. A política negou as acusações e chamou o tribunal de “pelotão de fuzilamento”. “É evidente que haverá condenação”, disse Kirchner em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada na segunda-feira.
A vice ainda alega que suas garantias constitucionais foram violadas durante o processo. Uma sentença condenatória pode desencadear reações furiosas dos partidários de Kirchner em um país que atravessa longa crise econômica, com a inflação chegando a 100%, e onde muitos falam de forte polarização política entre esquerda e direita.
Também pode lançar uma sombra sobre o governo peronista do presidente, Alberto Fernández, que enfrenta dura batalha para se reeleger contra uma oposição conservadora, nas eleições gerais marcadas para o ano que vem. Os promotores alegam que os contratos de obras públicas foram entregues a um empresário aliado de Kirchner, que canalizou o dinheiro de volta para ela e seu falecido marido, Néstor Kirchner, também ex-presidente. Defensores da vice-presidente dizem que ela é vítima de perseguição judicial.
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



