A Rede de Observatórios da Segurança divulgou nesta quinta-feira (17) o boletim Pele alvo: a cor que a polícia apaga, que mostra que ao menos cinco pessoas negras são mortas em ações policias todos os dias no Brasil em 2021.
Na Bahia, os números são ainda mais alarmantes. A pesquisa mostra que no estado, uma pessoa negra é morta pela polícia a cada 24h. Além disso, a Bahia tem o maior percentual de pessoas negras mortas pela polícia no país, que é de 98%. Foram 603 mortes de pessoas negras registradas no último ano. A Rede ressalta que o estado é o mais letal do nordeste, apresenta o maior número absoluto de mortes na região e nacionalmente fica atrás apenas do Rio de Janeiro.
Salvador teve 299 mortes por agentes do estado e somente uma dessas pessoas não era negra. Dos dez bairros com os maiores índices no município, nove são majoritariamente negros. O que tem maior número de mortes é o bairro do Castelo Branco, com 14 registros. Quando olhamos para o estado, Salvador, Feira de Santana e Camaçari são os municípios em que a polícia mais mata pessoas negras.
Os dados são das secretarias de segurança e foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). Das 3.290 mortes em ações policiais em 2021, 2.154 vítimas eram negras. A Rede de Observatórios contabilizou os números de sete estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Rede de Observatórios, é um projeto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), com apoio da Fundação Ford. Participam também a Rede de Estudos Periféricos, da UFMA e IFMA, e o Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens, da UFPI se unem a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD); Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop); Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC) e ao Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). O objetivo é monitorar e difundir informações sobre segurança pública, violência e direitos humanos.
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 21° Máx. 22°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva



