Quarta, 12 de Novembro de 2025 19:10
75 98160-8722
Bahia 20 de novembro

Associação dos Artistas de Santo Amaro comemora o Dia da Consciência Negra

Evilásio Leal, mais conhecido como Vilamar fala sobre o evento que será realizado no dia 20 de novembro.

10/11/2022 08h44
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Presidente da Associação dos Artistas de Santo Amaro da Purificação, Evilásio Leal - Foto: Boca de Forno News
Presidente da Associação dos Artistas de Santo Amaro da Purificação, Evilásio Leal - Foto: Boca de Forno News

Evilásio Leal, mais conhecido como Vilamar, presidente da Associação dos Artistas de Santo Amaro, falou sobre a programação da entidade para o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Segundo o presidente, a diretoria e amigos estão ajudando no evento que sempre foi realizado pela Associação. Ele volta esse ano, após dois anos parados por causa da pandemia. “Locamos um espaço para fazer o evento, mas não vamos cobrar entrada. O ato acontecerá de forma gratuita para todos os que quiserem participar”.

Vilamar considera a programação excelente porque, além de homenagear o dia, irá homenagear também aos artistas e músicos santamarenses que já faleceram como Jorge Portugal, dona Nicinha do Samba, Paizinho do Sax, Manoel Araújo e Assis Valente. “Programamos esse evento para não deixar passar em branco, mesmo fazendo com muita dificuldade. Estamos correndo atrás de parceiros, de pessoas que possam nos ajudar no evento porque tudo tem que ser pago”.

Ele lamenta que o poder público não o veja com bons olhos, mesmo ele tentando trabalhar em prol da categoria a qual defende, e sente a dificuldade em realizar os eventos.

O evento começa às 17h do dia 20 de novembro e terá palestrantes como o professor Trigueiros, que foi exilado e precisou morar muitos anos fora do Brasil. “Ele voltou e hoje é professor. É santamarense e foi professor do Colégio Teodoro Sampaio. Teremos ainda João Militão, ex-secretário de Saúde de Santo Amaro e Sidney de Jesus e ainda várias lideranças da cidade apoiando esse evento”.

Haverá ainda a apresentação do samba de Nicinha, roda de capoeira, maculelê, a Rapaziada do Samba animando o evento. O evento será realizado na Rua Viana Bandeira, antiga oficina de Aritana. “Todos conhecem esse local. Ele está programado para terminar às 21h. Gostaria de realizar esse evento na Praça da Purificação, mas ela vai estar ocupada por três dias pelo Coral de Vozes. Acho isso um absurdo não termos oportunidade de realizar um ato público para as pessoas apreciarem e participarem. Haveria mais atrações da cidade, mas tivemos que reduzir tudo porque o local é pequeno”, lamentou.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
SILVIO CESAR DE JESUS CANCIOHá 3 anos MaracanaúParabéns vilamar por sua luta em Prol da Cultura do Reconcavo e por celebrar um dia tão importante para a nossa Raça Negra , mesmo sem ter apoio Do poder Público!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.