Terça, 16 de Agosto de 2022 18:56
75 9 9702 9169
Feira de Santana Feira de Santana

Vacinação contra hepatites e testes rápidos disponíveis nas unidades de saúde

Durante a campanha foram diagnosticados quatro casos de Hepatite C

28/07/2022 13h09
Por: Reginaldo Junior Fonte: SECOM
 Foto: Raylle Ketlly/ Arquivo
Foto: Raylle Ketlly/ Arquivo

Em Feira de Santana, até esta quarta-feira, 27, foram realizados 307 testes rápidos para diagnóstico das hepatites virais durante a campanha Julho Amarelo. Deste total, quatro casos foram confirmados para Hepatite C. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta quinta-feira, 28, a Secretaria de Saúde promoveu uma ação de impacto na Policlínica do George Américo.

A oferta do exame para diagnóstico tem sido intensificada pela Prefeitura de Feira, juntamente com ações educativas e de prevenção durante o mês nas unidades de saúde. Testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C também são ofertados no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE).

Já as vacinas contra as hepatites A e B são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). No entanto, ainda não há vacina contra a hepatite C.

Aproximadamente 2 mil pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais, localizado no CSE. Os pacientes são cadastrados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, hematologista, infectologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico.

A hepatite é uma infecção que ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e ocasionar a morte se não diagnosticada e tratada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.