Quarta, 14 de Janeiro de 2026 10:22
75 98160-8722
Polícia Segurança Pública

SSP dá início à operação de mais 1200 câmeras inteligentes

Governador Rui Costa disse que foram R$ 800 milhões de investimentos em tecnologia.

14/06/2022 07h55
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / BA

Mais mil e duzentas câmeras inteligentes passam a operar em Salvador, nesta terça-feira (14), 9h, unindo-se às demais 300 que já funcionam na capital baiana. Além disso, 160 terminais de comunicação móvel (smartphones especiais destinados para uso policial) serão entregues às unidades operacionais de Salvador e Região Metropolitana. O governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, participam do ato simbólico, que será realizado no Centro de Operações e Inteligência, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Os terminais substituem os tradicionais Hand Talks (HTs), como também são conhecidos os aparelhos de comunicação via rádio. A partir de agora, os policiais poderão, através desses novos aparelhos, acessar, produzir e compartilhar informações em formato de áudios, vídeos e fotos em tempo real, entre outras funcionalidades. Neste primeiro momento, os terminais serão destinados às unidades operacionais de Salvador e Região Metropolitana.

As ações integram a primeira etapa da expansão do projeto Vídeo-Polícia, que amplia o parque tecnológico e representa o maior investimento na história da Segurança Pública da Bahia em um único projeto. A expansão prevê a instalação de mais de quatro mil câmeras inteligentes na Bahia e a ampliação dos pontos com reconhecimento facial e de placas veiculares; além disso, passa a oferecer a modalidade de análises de situações e comportamentos realizadas através de softwares.

Segundo o governador Rui Costa, quando as câmeras estiverem funcionando será divulgado para a imprensa. “É um investimento é reconhecimento facial, de leitura de placa e integração da comunicação da Segurança Pública na Bahia inteira. São R$ 800 milhões e só nesses dois meses já começamos a efetuar muitas prisões a partir do reconhecimento facial e da leitura automática do computador das placas de carros roubados e furtados. A Bahia é o estado do Brasil com maior avanço do emprego da tecnologia para a segurança pública”, disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.