Os secretários de Segurança Pública dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal cobram critérios da Justiça, na liberação de presos em flagrantes, durante audiências de custódia. O tema foi debatido, nesta quarta-feira (1), na LXXXII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada na cidade de Manaus.
Os integrantes do Consesp ressaltaram a necessidade de uma audiência pública com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Poder Legislativo, com o objetivo de encontrar uma alternativa. Os secretários relataram crimes praticados por indivíduos colocados em liberdade provisória.
"É de extrema urgência esse debate com o judiciário. Importante que a população e a imprensa participem. O fardo da violência recai somente sobre as polícias, que trabalham muito e prendem muito. Na Bahia, de 1° de janeiro a 10 de maio, foram capturados 4.788 criminosos (média de 36 prisões por dia)", destacou o secretário Ricardo Mandarino.
Casos recentes
No dia 16 de maio, duas solturas chamaram a atenção da polícia baiana. Um homem preso em flagrante com 16 pacotes de haxixe e 33 mil reais em espécie foi liberado na audiência de custódia. Aos policiais, o traficante contou que vendia em festas, universidades e para moradores de condomínios de alto padrão.
No outro caso, um assaltante que agia nos bairros da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores, preso com um carro roubado, rapidamente voltou às ruas. Alguns roubos foram flagrados por câmeras privadas de segurança e expostos em veículos de comunicação.
"Precisamos impedir que os policiais continuem 'enxugando gelo'. Tivemos um criminoso preso três vezes, em um intervalo de 21 dias", desabafou o secretário da Segurança Pública da Bahia.
Segurança é morto Segurança é morto a tiros após discussão em bar de Feira de Santana
Envenenamento Adolescente de 17 anos tenta envenenar pais e primo após namoro ser proibido
Drogas Idosa é flagrada ao tentar entrar em presídio com drogas e eletrônicos na muleta
Induto 11 detentos não retornam ao Conjunto Penal de Feira após saída temporária
Redução de crimes Cidade do sudoeste lidera redução de crimes violentos e se torna a cidade mais segura da Bahia
Golpe do amor Acusado de aplicar 'golpe do amor' em mulheres de vários estados é preso em Feira de Santana 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



