A prefeita da cidade de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos) anunciou, nesta quarta-feira (4), a grade de atrações do São João de Cachoeira. Eliana destacou a importância do anúncio, principalmente nesse momento pós-pandêmico, em que as pessoas ainda passam por dificuldades financeiras. “Nós sabemos que as pessoas que vivem de renda informal têm uma certa dificuldade e com esse momento festivo irá trazer uma a geração de renda para os nossos munícipes”.
Ela se dirigiu ainda as pessoas que trabalham em barracas, com isopor que eles irão sim vender as mercadorias na informalidade e serão apenas os cachoeiranos. “Nós não iremos abrir as portas para o povo de fora. O povo que vem de fora vai participar da festa e fazer também um investimento nas pessoas aqui. Isso não é bairrismo. É nós valorizarmos mais o nosso povo, dando a ele exclusividade de renda. Neste momento cada cidade, cada prefeito deve ter o compromisso com o seu povo de fazer sua festa para gerar renda para o seu município”, disse.
Eliana destacou que tem um olhar especial para o seu povo e quer acolhe-lo. Para ela, esse é um sinal de valorização dos filhos da sua terra. A festa está sendo realizada sem patrocínios, por enquanto. “Mas além dos esforços que estamos fazendo, vamos procurar alguns empresários que fazem parte do nosso município para dar uma colaboração, uma contribuição. Mas por enquanto estamos fazendo com recursos próprios. Por isso pensamos e fizemos uma grande com os pés no chão. Não podemos colocar o chapéu onde a mão não alcança”.
Ela disse que está buscando recursos com o Governo do Estado. “Estamos buscando que tenhamos ao menos uma banda através da Bahiatursa. Vamos ver se conseguiremos. Estamos ainda no diálogo, nessa construção”.
Atrações
A prefeita destaca que cada artista para ela é muito importante porque tem a sua peculiaridade e dá o seu o seu melhor. “Todas as atrações para mim são as melhores do mundo. Eu considero o São João de Cachoeira é o melhor do mundo porque temos o melhor povo. Um povo acolhedor, nossos artistas são os melhores. Nosso povo é a nossa gente e é a nossa melhor riqueza”, disse.
Para a prefeita, os cachoeiranos querem a festa, mas o que mais querem é receber os visitantes, acolhe-los. “Você colher algum lugar que tenha pessoas mais importantes do que Cachoeira? Portanto, é o melhor São João do mundo porque tem as melhores pessoas do mundo”, disse.
Sobre o valor gasto na contratação das atrações, a prefeita disse que ele ainda não pode ser dito porque o governo ainda está dialogando com alguns artistas. “O Santo Antônio, por exemplo, não anunciamos ainda as atracões que irão se apresentar tanto na sede, quanto em Capoeiruçu. Ainda estamos conversando com alguns artistas e por isso não posso precisar números”.
Ela garantiu que quando fechar 100% toda a grade de atracões, o levantamento será feito e anunciado para imprensa. “Mas garanto que o povo de Cachoeira nunca ganhará tanto dinheiro como vai ganhar com essas festas juninas, que será feito para isso”. Para as pessoas que vão se credenciar para vender na festa, ela pede que comprem mercadoria sem pena porque irão vender.
Samba duro
A prefeita priorizou ainda o samba duro da cidade. Aquele samba, diz Eliana, que quando os meninos tocam, as meninas sambam e a poeira levanta. “É o samba duro, o samba de raiz, o samba tradicional de Cachoeira. vamos valorizar a nossa cultura local”.
Obras
A prefeita aproveitou a oportunidade para assinar novas obras para a cidade. Ela anunciou quatro pavimentações com drenagem de quatro ruas estratégicas e que ela disse terem sido esquecidas por todas as gestões. “Na verdade, nós estamos fazendo, através de nosso convênio com a CONDER, a pavimentação e drenagem dessas ruas da nossa cidade”, finalizou.
Veja abaixo a grade de atrações da festa fechada até o momento.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL SÃO JOÃO FEIRA DO PORTO
22/06 (quarta-feira)
18h – Abertura oficial com filarmônicas e autoridades
Filarmônica Lyra Ceciliana
Filarmônica Minerva Cachoeirana
Filarmônica 25 de Junho
20h – Samba de Criollo
22h – Batista Lima
00h – Pelotão do Forró
02h – Caviar com Rapadura
23/06 (quinta-feira)
14h – Suspiro do Iguape
16h – Raízes do Boqueirão
18h – Juventude do Iguape
20h – Gode
22h – Virgílio
00h – Nenho
02h – Forró dos Plays
04h – Mambolada
24/06 (sexta-feira)
14h – Geração do Iguape
16h – Semente do Samba
18h – Samba de Dona Dalva
20h – Danton do Acordeon
22h – Alcymar Monteiro
00h – Gabriel Gava
02h – Dan Ventura
04h – Flor de Maracujá
25/06 (sábado)
14h – Resgate do Samba
16h – Filhos da Vitória
18h – Samba de Roda Filhos do Caquende
20h – Riane Mascarenhas
22h – Cavalo de Pau
00h – Edson Gomes
02h – Solange Almeida
04h – Xêro Perfumado
26/06 (domingo)
12h – Brilho do Sol
14h – Filhos da Barragem
16h – Esmola Cantada
18h – Kart Love
20h – Bell Marques
22h – Targino Gondim
00h – Amado Batista
02h – Sine Calmon
PALCO 02
23/06
16h – Apresentação das Quadrilhas Girassol do Iguape e Raízes do Iguape
18h – Eita Forró
20h – Forró do Porto
22h – Nereida Vieira
24/06
14h – Quadrilha Lua Nova
16h – Quadrilha Buscapé e Quadrilha Raízes do Alecrim
18h – Bumba meu Boi
20h – Samba do Varre-Estrada
22h – Adailton e seus teclados
00h - Nathan Gomes
26/06
16h – Sempre Envolvente
18h – Yuri Trindade e Banda Amarulla
20h – Roni Macedo
22h – Tanu Forró
SÃO PEDRO DO IGUAPE
01/07 – (sexta-feira)
20h – Raízes do Boqueirão
22h – Sonhos Luminosos
00h – Danton do Acordeon
02/07 (sábado)
14h – Juventude do Iguape
16h – Geração do Iguape
18h – Quadrilha Girassol do Iguape
20h – Quadrilha Raízes do Iguape
22h – Vailson Sanfoneiro
00h – Pelotão do Forró
03h – Virgílio
03/07 – (domingo)
14h – Suspiro do Iguape
16h – Mistura Atrevida
18h – Daniel Vieira
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo limpo