O chefe de cartório da Zona 156, Danilo Pereira, falou sobre a demanda da instituição em ano eleitoral. Conforme Danilo, ela já aumentou, mesmo havendo o atendimento pela internet. “Hoje é possível o eleitor solicitar pela internet seu título, revisão e transferência. A nossa demanda nesse canal tem crescido, canal esse que acho que é mais cômodo para o eleitor que pode fazer tudo de sua casa”.
Em uma campanha encabeçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) existe o pedido para que os jovens voltem a encabeçar a política nacional e ajudar a decidir o destino do país. “Afinal de contas é o destino deles. Como eles são mais habituados com a internet e tem mais facilidade de lidar com essas tecnologias, o número de alistamentos de jovens tem crescido bastante”.
A obrigatoriedade do voto é para quem tem entre 18 e 70 anos de idade. Nessa faixa de idade ele precisa ter o título que precisa estar válido e tem que votar. Quando ele não vota, gera uma pendência, que é uma multa eleitoral, e que precisa ser paga, ressalta Danilo. O voto é facultado ao eleitor de 16 a 18 anos e a partir de 70 anos. “Eles não são obrigados a ter o título e nem a votar e, ao não votar, não gera nenhuma penalidade para ele”.
Como essa eleição é geral, com cargos de deputados estadual e federal, governador, senador e presidente, é o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que fica responsável por processar os pedidos de registros. “Diferente da eleição municipal que somos nós que fazemos. Aqui em Feira de Santana é a nossa zona que processa os pedidos. Nessa eleição tudo deve ser resolvido com Salvador no TRE da Bahia”, explica.
Para quem quiser resolver alguma pendência de forma presencial, por conta da pandemia esse tipo de atendimento só é feito mediante agendamento. “O eleitor precisa entrar em nosso site do TER-BA e fazer o agendamento dele para atendimento. Volto a repetir, todos os nossos serviços estão disponíveis na internet. É muito difícil um serviço que precise ir ao cartório presencialmente. Pela internet, no celular ou no computador, ele consegue fazer todos os serviços e é muito mais rápido”, disse.
Mudança para o nome social, mudança de endereço, mudança de escola, tudo consegue ser feito pela internet no endereço eletrônico https://www.tse.jus.br/. “Aí ele procura o link eleitor, autoatendimento eleitor e lá estará elencado todos os serviços. E é só seguir todos os procedimentos pedidos. Até o título de eleitor ele pode imprimir se quiser”, finaliza.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



